Passa dia no recanto da Cigarra



 





No sábado passado a UPA fez um passa dia muito gostoso no Recanto das Cigarras (UFV). Entre as 14h e 18h30min nos reunimos para jogar, ouvir música, conversar, comer, orar e meditar nas Escrituras. Foi um momento bom à beça!


As fotos do encontro podem ser vistas no Flickr UPAIPV  ou no Orkut UPA-IPV.
O Jônatas Almeida conversou conosco sobre a multiplicação de pães, esse milagre extra-ordinário realizado por Jesus. Segue um breve resumo da mensagem:
  
A multiplicação dos pães
Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos.
Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer.
Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer. Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. Então, ele disse: Trazei-mos. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões.
Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios. E os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.
Mateus 14:13-21
 Uma pergunta que o Jônatas nos levou a responder foi: por que Jesus não multiplicou os pães de uma vez, sozinho, sem importunar os discípulos?
Responder essa pergunta é importante para entendermos um pouco sobre relacionamento com Deus, vida e missão. A passagem bíblica nos mostra o interesse de Jesus em comunicar algo importante e verdadeiro para os discípulos.
Jesus deixou os discípulos reconhecerem a necessidade do povo. Os discípulos precisavam sentir responsabilidade, romper com a apatia e se preocupar com essa multidão que Jesus amava. Precisamos romper com um estilo de vida individualista, que promove o egoísmo e a indiferença para com a necessidade do próximo.
Jesus mostrou para os discípulos que o pão não surgiu do nada, mas da capacidade limitada de cada um em ajuntar míseros 5 pães e dois peixes. O nosso pouco nas mãos de Deus é suficiente para promover o bem e mudar situações, pois Deus é poderoso para multiplicar esse pouco.
Jesus nos dá a honra de participar ativamente do seu Reino, vivendo e anunciando as boas novas do evangelho, trazendo redenção para um mundo caótico. Essa redenção que anunciamos não é apenas individual, mas também comunitária, social, cultural.
UPA, vamos juntos olhar para as necessidades a nossa volta e oferecer ao Senhor os nossos míseros pães e peixes... Que o Senhor abençoe o nosso pouco para sermos abundantes na sua obra.

Comentários

Postagens mais visitadas