Devocional I - Radicalize de dentro pra fora!

A sós com Deus
Mateus 5:1-3,10
1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos;
2 e ele passou a ensiná-los, dizendo:
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Para ler e pensar

As bem-aventuranças descrevem o jeito equilibrado e diversificado dos seguidores de Jesus. A idéia não é falar de oito grupos de pessoas diferentes onde uns que são mansos e outros misericordiosos etc. Antes são oito qualidades que se complementam na medida em que buscamos conhecer mais a Deus e o caminho que ele preparou para nós. Além disso, essas características não são elitistas, exibidas por um grupo separado e orgulhoso. Elas foram ensinadas por Jesus como o modo que todos os seus seguidores devem viver.
A palavra makarios traduzida como “bem aventurado” ou “feliz” não está declarando como as pessoas se sentirão (“felizes”), mas sim o que Deus pensa delas, ou seja, o que elas são quando vivem de acordo com o seu ensino: bem-aventuradas.
“Ser pobre de espírito é reconhecer nossa pobreza espiritual, ou falando claramente, nossa falência espiritual diante de Deus, pois somos pecadores (...) nada temos a oferecer, nada a reivindicar, nada com que comprar o favor dos céus.” (John Stott)
 Imagem

Quando Jesus tentou lavar os pés de Pedro, ele não deixou, então Jesus explicou o significado daquele momento, aí Pedro respondeu: “Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.” Ele percebeu que era pobre de espírito.


Leia novamente os versículos e responda
1. O que os pobres de espírito e os perseguidos têm em comum?
2. Escreva neste papel uma oração curta pedindo a ajuda de Deus para viver essas duas bem-aventuranças no seu dia a dia.

Comentários

Postagens mais visitadas