Os sete pecados capitais – parte 6 - Glutonaria

Sábado passado a Emiliane conversou conosco sobre o pecado capital da glutonaria, o penúltimo do nosso estudo. Segue uma pequena reflexão sobre o assunto.


A glutonaria ou auto-indulgência é o sexto dos sete pecados capitais e o primeiro dos dois pecados da carne, "quentes", porém "de má reputação". É geralmente tratado como o menos sério dos sete pecados capitais. Da mesma maneira que a avareza idolatra os bens materiais, e a luxúria, o sexo, a glutonaria idolatra a comida. Ela exalta e distorce tanto a comida quanto o comer. Assim, diferente do gourmet que desfruta e aprecia as iguarias finas, o glutão tradicional gosta de comer, quase sem se preocupar com o paladar, a beleza, ou a companhia compartilhada. Ao passo que o gourmet saboreia a comida, o glutão tradicional a devora. Os glutões, ao reduzir toda a comida a uma lavagem, "assemelha-se a porcos".

Assim, a peculiaridade da glutonaria, o pecado "quente", é dupla: em primeiro lugar, os glutões abusam de algo essencial à sobrevivência humana e, em segundo lugar, as penalidades espirituais da glutonaria são as mais leves dos sete pecados capitais, muito embora as penalidades físicas sejam mais rápidas e mais pesadas.

Para saber mais, leia o livro Os sete pecados capitais, Os Guinness.

Comentários

Postagens mais visitadas