O ministério do Espírito Santo, o ministério invisível

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” I Co 2:9
No domingo (14/11) o pr Jony Almeida pregou sobre o ministério do Espírito Santo. Ele iniciou contando a parábola abaixo sobre sabedoria:
“Também vi este exemplo de sabedoria debaixo do sol, que foi para mim grande. Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens; veio contra ela um grande rei, sitiou-a e levantou contra ela grandes baluartes. Encontrou-se nela um homem pobre, porém sábio, que a livrou pela sua sabedoria; contudo, ninguém se lembrou mais daquele pobre.”
Parábola de Eclesiastes 2:13-15
O ministério do Espírito de Deus é marcado pela sua sabedoria e poder, não existe exibicionismo e promoção própria, mas tão somente a glória de Deus é anunciada.
4 atos deste ministérios nos foram apresentados.
1º Testificar – o Espírito Santo vem nos testificar/confirmar a nossa vocação, somos filhos de Deus. Ele sonda o nosso íntimo para nos revelar quem somos.
2º Trazer vida abundante – o poder do Espírito Santo trazendo vida, abundância e graça. Aonde habita o Espírito Santo, aí há liberdade – da morte, do mal, do pecado...
3º Comunhão com Deus – o Espírito Santo sonda todas as coisas, até mesmo as mais ocultas de Deus.
A comunhão com Deus possibilita trazer para o meu cotidiano essa vivência transcendental, o conhecido fruto do Espírito, um viver orientado e pleno do Espírito de Deus.
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” Gálatas 5:22-25
4º Em relação ao próximo – não é só um ministério para o indivíduo, mas também para a experiência comunitária.
“O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.” Lc 4:18-19
O Espírito Santo vem até nós para colocar pra cima o outro, para servir o próximo, perceber e sentir meu irmão. O Espírito Santo traz até nós uma luta pela comunhão.

Como temos visto até agora, o Espírito Santo não chama a atenção para si mesmo, um ministério invisível. Não chama glória para si mesmo.
Como podemos lidar com essa verdade? Com este companheiro tão sublime?
“Não apagueis o Espírito.” I Ts 5:19
“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” Ef 4:30

Comentários

Postagens mais visitadas