Os sete pecados capitais - parte 3 - avareza

A avareza é um desejo incontrolável de adquirir e acumular riquezas, uma doença do espírito. A semelhança do ladrão na parábola de Jesus (o pastor e o seu rebanho - João 10), a avareza vem para roubar a vida e causar morte.

No evangelho de Lucas, Jesus conta uma parábola sobre um rico insensato (Lucas 12:13-21). A parábola é sobre um homem rico que deposita sua segurança nas riquezas que acumulou de seu trabalho. Deus o repreende e diz que seu trabalho foi em vão, pois não teria mais tempo para viver e desfrutar desta riqueza que acumulara. E termina com a seguinte advertência - Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

O que Jesus está ensinando é que a avareza produz uma falsa segurança, na qual a felicidade de um indivíduo é determinada pelo o quanto de riqueza esta possui. Jesus adverte as pessoas sobre este sofisma (uma mentira maquiada de verdade).

O apóstolo Paulo nos adverte dos perigos e tentações que sobrevêm sobre aqueles que desejam ficar ricos, afirmando que o amor a riqueza é a raiz de todos os males (I Tm 6:7-10). Dentre os males que advêm sobre os avarentos podemos destacar a ansiedade, a solidão, a negligência ao pobre, a promoção de injustiça e o crime. O décimo mandamento também nos adverte sobre a cobiça/ avareza (Ex 20:17).

Paulo cita duas vacinas importantes para combater a avareza (I Tm 6:17-20). A primeira é o contentamento, poderoso para combater a ganância. A segunda vacina é a generosidade, poderosa para combater o desejo compulsivo de querer acumular riquezas.

Para pensar

'Para a nossa avareza, o muito é pouco; para a nossa necessidade, o pouco é muito.’ Sêneca

Reprodução de parte da mensagem do Emmanuel na reunião da UPA (11/09/2010)

Comentários

Postagens mais visitadas