Adolescentes da IPV e congregações passam o dia juntos (18/09)


No sábado passado aconteceu o encontrão das UPA´s. Tivemos a participação de 22 adolescentes das congregações de Teixeras, Ervália, Coimbra e Paula Cândido, e de outros 35 adolescentes de Viçosa.

Meditamos juntos ao longo do dia sobre o texto de Romanos 12:1-3,9,21, nosso tema foi Renovando Mentes e Corações em Cristo. Uma ótima oportunidade para refletir sobre “Visto o que Deus fez por nós, como deve o seu povo viver?”

Contamos com a ajuda de 11 famílias que acolheram os visitantes para o almoço e 4 jovens da UMP que preparam um delicio cachorro-quente no lanche da noite.

No período da tarde fomos para a universidade participar de jogos (futebol, basquete, vôlei, frisbee e até futebol americano), muito bate papo e um agradável som de gaita e violão promovido pelo Diogo e Liz.

Encerramos nosso encontro na IP Vale do Sol com uma noite inspirada da banda da UPA.

Foi um dia especial e esperemos repeti-lo muitas vezes.

Obs: as fotos estarão disponíveis em breve no orkut UPA-IPV e no Flickr.

Segue o esboço da reflexão...

RENOVANDO MENTES E CORAÇÕES EM CRISTO

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.”
“O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.”
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”
Texto base: Romanos 12:1-3,9,21

Introdução
Estamos aqui reunidos por algo em comum. Além da adolescência, da proximidade geográfica e de participamos da mesma denominação, o que nos liga é a fé na obra de Jesus Cristo que compartilhamos.
Todos nós estávamos mortos em nossos pecados, longe de Deus e incapazes de reverter esta terrível situação. O quadro é universal, não é uma questão isolada restrita a um grupo ético, mas toda a humanidade está sujeita ao pecado.
A palavra pecado (hamartia) na Bíblia significa errar o alvo, não estar à altura de um padrão.
A graça de Deus, revelada em Jesus Cristo, é suficiente para cobrir nossa vergonha e desfazer toda estrutura de poder que se levanta contra o conhecimento de Jesus, seja ela uma realidade da carne, do diabo ou do próprio mundo. Uma real oportunidade para desfrutar a liberdade, ser livre para fazer o bem e romper definitivamente com o mal.

Visto o que Deus fez por nós, como deve o seu povo viver?
Abandonar os padrões deste mundo em desacordo com Deus e deixar que a renovação de mente, pelo poder do espírito Santo, transforme suas vidas harmonizando-se com a vontade de Deus.
“O serviço prestado por vidas obedientes é a única resposta razoável ou lógica a graça de Deus” Foulkes
Oferecer – apresentar-se a Deus para ser usado em seu serviço. Uma oferta pessoal e não de outro, diferente do que acontecia na cerimônia judaica.
Racional – o culto é oferecido pela mente e pelo coração. O culto espiritual (interior, racional) em contraste com o culto do templo de Israel/exterior.
Este mundo/século – refere-se à era que vivemos. Resistir à tentação de viver em constante rebelião à Deus.
Transformai-vos - metamorfose. Como? Pelo Espírito Santo de Deus e pela Palavra de Deus. Pelo poder e pela vontade revelada de Deus! Uma mente renovada e humilde em Cristo.

Cuidado com o orgulho! Cuidado com o desânimo!
Quando pensamos em nós mesmos, devemos tanto evitar uma estimativa alta demais como uma avaliação baixa demais a cerca de nossa pessoa. O evangelho de Deus é a primeira medida para nos avaliar.

Agora o amor domina a cena.
Uma referência ao amor de Deus – demonstrado na cruz (5:8), derramado em nossos corações (5:5) e obstinadamente dedicado a não nos abandonar (8:35-39).
Amor como essência do discipulado cristão, deixar o amor dominar e moldar os nossos relacionamentos.
O amor é sincero, não é teatral, ele faz parte da vida. O amor e a hipocrisia são mutuamente excludentes.
Discernimento – odeiem o que é mal e apeguem-se ao que é bom. O amor não é esse sentimento cego que se costuma pintar, pelo contrário, qualquer mal que seja incompatível com o seu supremo bem estar passa a ser objeto de seu ódio.
O ódio do amor ao mal. Agarrar-se ao que é bom, como a cola, e aversão ao que é mal.
“Se o amor é o acúmulo da virtude e a hipocrisia a sístese do vício, quanta contradição seria colocar os dois juntos.” John Murray
Não te deixes vencer do mal
Não há como ser neutro. A única forma de romper com a corrente do mal é seguir o caminho da cruz, essa sim é a obra prima do amor.
Romper a corrente do mal envolve ser imitador de Jesus, encarnar seus ensinos, transbordar do seu amor, promover o bem e perdoar em todo tempo.
O evangelho é exatamente isso – romper com o mal. A demonstração da misericórdia de Deus aos pecadores indignos e indesculpáveis. Como nós que fomos alcançados por ele poderíamos nos escapar dessa missão?

Por Pedro Paulo Valente

Comentários

Postagens mais visitadas