Consciência



Vem da palavra grega ‘syneidesis’ e significa a capacidade de conhecer algo paralelo a si mesmo e saber que há um critério, um julgamento moral a respeito de um ato consciente. No sentido popular é a dor sofrida pelo homem causada por suas ações, iniciada ou terminada, ele ‘transgride os limites morais de sua natureza’.

A palavra syndeidesis está quase completamente ausente da Septuaginta, mas o conceito está presente. Em I Samuel 24:5 onde a palavra ‘coração’ na frase ‘sentiu Davi bater-lhe o coração’ faz o papel de consciência e até em algumas versões é traduzida como consciência.

Em Gênesis capítulo 3 percebemos que Adão e Eva entenderam o que era a vontade de Deus. Optaram para escolher fazer o que não era a vontade de Deus, e neste momento a consciência deles ‘apertava’. Mas escolheram - tinham noção do que era errado, tinham consciência. Em Gênesis 3:8 o efeito da consciência, nesse sentido, é ilustrado, ainda que não ocorra a palavra, pela ação de Adão e Eva. Sabemos que com esta ação (de comer do fruto proibido) o homem chegou a entender sobre o bem e o mal. E nisto o seu entendimento de pecado aumenta, e a consciência vai sendo desenvolvida.

Em Romanos 2:14-29 Paulo explica que a revelação geral de Deus sobre Si mesmo como Deus bom que exige o bem, confronta os homens com a responsabilidade moral. Na verdade, entender ou ‘ouvir’ a consciência é algo que precisa ser ‘aprendido’ ou ‘treinado’. Para os judeus, Deus os deu a lei tornando explicitas as expectativas morais. Paulo fala que para os gentios eles fazem ‘por natureza’ aquilo que é requerido pela lei.

Jan Greenwood

Comentários

  1. Será que a consciência é o jeito que Deus arrumou para "empregnar" em nós algo absoluto e universal? .. gostei muito do texto Jan! Obrigada por compartilhar. A palavra 'syneidesis' tem alguma relação com a palavra 'sinestesia' também? Se tiver, talvez haja uma ligação entre a consciência e os nossos sentidos isso seria mt interessante e rico!
    abraços
    Liz

    ResponderExcluir
  2. então - eu não achei uma ligação entre as duas palavras ....

    Jan

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas