Moralidade Sexual – Será que “não tem nada a ver”?



Infelizmente a rejeição aos princípios bíblicos que norteiam o comportamento sexual do homem e da mulher está cada vez maior em nossa geração. Em busca de uma aprovação do comportamento moderno busca-se uma reconstrução da moral sexual, e para isso apela-se para uma renovação da mentalidade cristã. Mais que renovação seria essa?

Nossa geração pede uma releitura da fé através da interpretação das Escrituras a partir das nossas experiências pessoais e uma conseqüente flexibilização das doutrinas, que se ajustem a mentalidade do século XXI. Ou seja, no final das contas queremos que a Bíblia esteja de acordo com nossas práticas, que ela concorde com nosso estilo de vida e diga: Amém, assim seja!

A verdade é que a fé cristã cada vez torna-se mais agressiva ao comportamento moderno. Três fenômenos em nossa sociedade têm contribuído para essa cosmovisão anti-Deus, anti-Absoluto, anti-Verdade.

I. Divórcio da vida com a fé – o nosso cotidiano não suporta a fé cristã. Existe uma clara separação do homem em vida sagrada e vida secular, ou vida na igreja e fora dela. Parece que essa divisão do homem é imprescindível nos dias atuais. Justificamos dizendo que a ciência e a religião não se entendem, que a fé é inimiga da razão, ou ainda, que a religião apenas oprime e a felicidade está fora dela.

II. Divórcio do corpo com o espírito – o discurso do “não tem nada a ver” toma proporções monstruosas. Somos constantemente incentivados a realizar nossas vontades, a satisfazer nossos instintos, pois aí está a liberdade e a felicidade. Os valores morais cada vez mais se distanciam da prática diária, e a nossa defesa segue duas vertentes, ou dizemos que ‘não tem nada a ver’ ou rebaixamos nossos valores, dois modelos populares de justificar a imoralidade.

III. Distanciamento do Criador – a mídia cada vez mais erotizada obscurece o entendimento, cauteriza a mente e propõe uma reconstrução da moral, ou de um comportamento amoral. O homem se enxerga a partir de si mesmo e sua vontade é o termômetro do que é bom, e quanto mais nos fartamos de nossas concupiscências, mais nos tornamos lascivo e mais difícil é localizar o Porto Seguro. Refiro-me a Deus como Porto Seguro, a Verdade imutável, que traz sobriedade para a vida.

A proposta cristã de uma moralidade sexual tem como referencial o Eterno e não o efêmero, ela diz que o doador da vida compreende o valor da mesma. Se há valor, logo há dignidade e, por conseguinte, propósito.

Lembremos da exortação das Escrituras: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Por Pedro Paulo Valente
Parte da mensagem da última reunião da UPA (22/05/2010)

Comentários

  1. Esses "divórcios" são muito presentes no meu dia.. preciso fazer um esforço tremendo pra me "emendar" e não me deixar perder em pedaços por aí. "Senhor, tem misericórdia de mim, pecadora"..
    valeu pelo texto Pe!


    ah!.. eu sou a visita número 2000 ;).. uhu! UPAPO bombando..hehe..
    Liz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas