Vida com Deus


Uma breve reflexão sobre a vida com Deus, extraído do livro “Meditatio” de Osmar Ludovico.


"As escrituras dizem que não devemos fazer uma imagem que se torne objeto do nosso culto (Deuteronômio 5:6-9), tampouco um templo, um altar, uma tradição, uma teologia, uma metodologia, uma estratégica ou um líder personalista.

...Ninguém pode aprisionar ou conter Deus, pois ele diz: "Habito num lugar santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito" (Isaías 57:15).

O Senhor, que está infinitamente além da nossa compreensão, revela-se como um Deus pessoal que se relaciona amorosamente com a humanidade.

Esse é o mistério de Cristo em nós: um Deus que habita nos céus, mas também no coração. Um Deus que está longe e perto. Quanto mais perto chegamos, mas longe ele fica; quanto mais longe fica, mais perto está. Nós o encontramos para perdê-lo. A espiritualidade cristã implica esse ir e vir da revelação da presença de Deus, a busca para encontrá-lo sem que possamos segurá-lo. Temos comunhão com ele, mas não podemos detê-lo, pois "o vento sopra aonde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito"(João 3:8).

Deus não cabe em regras, técnicas, teologias rígidas, pacotes, tradições, experiências, ideologias, fórmulas, pragmatismos, planos, doutrinações. O mistério de Deus não cabe em esquemas humanos. Segui-lo significa não se adiantar a ele, mas ser conduzido serenamente por onde se desconhece, ser surpreendido pelo caminho que se abre. O mundo das certezas é incompatível com o mistério de Deus, que se revela no íntimo da alma humana em uma relação de amor.
(...)
A verdadeira espiritualidade reside na santidade do gesto simples do cotidiano. Em Jesus Cristo não há megalomania, grandiloquência ou extravagância, mas a simplicidade do gesto humano, ternura e firmeza. Ouso afirmar que a verdadeira vida cristã significa sermos menos espirituais e mais humanos."

Osmar Ludovido, texto selecionado e extraído do livro: Meditatio

Para adquirir o livro você pode visitar a editora Mundo Cristão

Comentários

  1. Achei interessante esse texto! A verdade que ele fala é uma que o C.S. Lewis "dá" ao Leão Aslam. Várias vezes Aslam mesmo fala que não se pode aprisionar o Leão em uma jaula, o leão deve ser livre, "não foi feito para ficar em uma jaula"... ou coisa do tipo. Bem interessante e dificíl de se lembrar! Como ser humano caído sempre fico querendo encaixá-lo, defini-lo por completo... e isso nunca acaba bem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas