Dia da Terra: uma breve reflexão bíblica



Por coincidência, neste ano comemoramos o Dia Mundial da Terra (22 de abril) no Dia do Senhor (domingo). Sem dúvida, foi uma excelente oportunidade para refletirmos sobre qual o nosso papel diante de uma criação tão bela ao ponto de fazer o Criador Pai suspirar: “ficou bom” (Gn 1.10, 12, 18, 21 e 25), e  “muito bom” (Gn 1. 31).

Quando terminou sua criação, Deus nos deu a primeira ordem: “subjuguem” e “dominem“ todas as criaturas (Gn 1. 28). A vinda do Criador Filho esclarece-nos o significado do “dominar” na hierarquia do Reino da Boa Nova. A atitude primeira do líder deve ser o serviço:

Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mt 20.26-28).

Nós, Igreja dos Criadores Pai e Filho, temos sempre que lembrar de que TODAS as criaturas estão gemendo de dor com a nossa queda (Rm 8.22). Ou seja, a transformação do Velho para o Novo Homem deve também levar a uma atitude de cuidado mais responsável com a Terra – a obra das mãos de Deus feita com esmero e beleza.

Vamos aproveitar esta coincidência de datas para refletir e avaliar nossa atitude ambiental. Afinal, faz parte da promessa escatológica a existência de um rio com água limpa, clara como cristal; e de cada lado do rio, a árvore da vida, dando frutos o ano todo (Ap 22. 1-2).

_________
Francisco de Assis C. Pinto (Chico), esposo da Alessandra e pai da Maria Clara e da Anna Victória, Professor de engenharia agrícola da UFV.

Comentários

Postagens mais visitadas