Perspectivas da ABS



Estudantes cristãos de ensino médio de todo o Brasil estão sendo desafiados a compartilhar em suas escolas as experiências vividas com Jesus. A Bíblia tem sido apresentada como resposta aos desafios contemporâneos do ambiente escolar através do diálogo pessoal, discipulado, debates, grupos de estudos, seminários, atividades artísticas e outras iniciativas.

O movimento ABS tem influenciado a vida de muitos estudantes, promovendo a visão integral do Reino, a vivência da fé responsável numa espiritualidade sadia, a prática da comunhão, o serviço aos colegas e à comunidade na qual estão inseridos.

Um significativo aumento de interesse, envolvimento e compromisso no privilégio desta missão são vistos em um número cada vez maior de estudantes. Temos buscado intensificar, com apoio dos grupos existentes da ABUB, o processo de divulgação do movimento e mobilização dos estudantes do ensino médio.

A reafirmação dos Encontros Regionais de ABS e a utilização das redes sociais foram marcos neste novo momento da ABS, permitindo maior interação entre os grupos, para troca de idéias, informações, experiências e recursos, bem como a sedimentação da imagem nacional do movimento, em que os estudantes visualizam e se identificam com a realidade de grupos em outras partes do país.

A necessidade de acompanhamento dos grupos da ABS, diante da grande dificuldade no estabelecimento de uma assessoria formal, está sendo atendida com muito afinco e zelo por estudantes universitários e profissionais, sendo um diferencial para o movimento.

O perfil dos estudantes do ensino médio, pelas características próprias da idade, da fase de transição que vivem, das inseguranças e instabilidades existentes, se torna uma grande oportunidade de apresentar a referência de Jesus para dar significado à vida e torná-la relevante.

Temos visto nas escolas uma ótima receptividade ao conteúdo bíblico apresentado de forma criativa e relacional.  Ao propor que o estudante renuncie seu intervalo para participar de um grupo de estudos bíblicos, precisamos atender a expectativa da objetividade e interatividade dos temas, assumindo a responsabilidade de compartilhar algo que tenha sentido para o seu contexto.

Os núcleos da ABS respondem à  carência por um espaço de reflexão e desenvolvimento de relacionamentos íntegros nesta importante etapa pré-universitária. O nosso desejo é que muitas outras escolas pelo Brasil sejam alcançadas pelo movimento ABS, que muitos estudantes iniciem e intensifiquem o relacionamento com Deus, sendo agentes transformadores onde estão e façam diferença na vida de muitos outros.  

Hugo Sant'anna
Diretor Adjunto Nacional de ABS
ABS Aracaju (SE)

Retirado do site da ABUB

Comentários

Postagens mais visitadas