Campanha de Vacinação em Viçosa no site da IPB


Pessoal, segue a matéria publicada no site da IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil), sobre a primeira campanha de vacinação pelos bons tratos em Viçosa, realizado em outubro/2011. Uma maneira de nos lembrar e se animar para a segunda campanha a ser realizada em setembro deste ano.


Ação de conscientização por bons tratos às crianças e adolescentes tem, em Viçosa, importante participação de adolescentes presbiterianos

Por Cibele Lima
Aconteceu nos meses de outubro e novembro de 2011, a “Campanha de Vacinação pelos bons tratos às crianças e adolescentes”, em Viçosa (Minas Gerais), sendo os adolescentes da Igreja Presbiteriana de Viçosa os principais participantes.

Em entrevista ao Portal IPB, o obreiro de adolescentes na IP Viçosa, Pedro Paulo Valente explica o que é a campanha e como essa iniciativa pode ser estendida à diversas regiões do Brasil.

Portal IPB: O que é a campanha de vacinação?
Pedro Paulo: A campanha é uma forma de sensibilizar a sociedade contra os maus tratos de crianças e adolescentes, o que incluiu desde políticas públicas perversas de desigualdade e exclusão até atitudes de maus tratos domésticas.
A “vacina” simbólica é uma bala doce que adolescentes entregam aos adultos, junto com um certificado de vacinação e um adesivo exigindo o compromisso das pessoas pelos bons tratos. O slogan é “Um acordo em favor dos bons tratos”.
Os objetivos centrais da campanha estão estruturados com base em três fundamentos:
·           a promoção dos direitos da infância e adolescência,
·           a participação e o protagonismo de adolescentes e jovens na defesa de seus direitos
·           a sensibilização e a busca de compromisso da própria comunidade a fim de promover relações igualitárias entre gêneros e gerações.

Portal IPB: Como foi a vacinação em Viçosa/MG?
Pedro Paulo: Viçosa presenciou a Primeira Campanha de Vacinação Pelos Bons Tratos, um evento que teve como protagonista os próprios adolescentes.
Nas ruas da cidade e nos órgãos públicos ouviu-se a voz de 139 adolescentes que ergueram as suas vozes contra os maus tratos e as injustiças sociais que tanto afligem as crianças de nosso país.
Durante os dias 25 de outubro e 04 de novembro, um total de 1280 adultos foram vacinados contra os maus tratos, singelamente simbolizado por uma bala e um “cartão de vacina” no qual assumem o compromisso de escutar os pequeninos e respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promovendo um lugar seguro para o desenvolvimento da infância.

Portal IPB: Quem participou da Campanha?
Pedro Paulo: Os adolescentes da igreja presbiteriana juntamente com os alunos da Rebusca, APAE, APOV e Casa de Acolhimento.

Portal IPB: Como surgiu a idéia de envolver os adolescentes da sua igreja?
Pedro Paulo: A idéia de envolver os adolescentes na campanha faz parte de um projeto maior, que é levá-los a compreender que a relevância do evangelho ultrapassa as atividades dominicais da igreja local, “o evangelho é poderoso para nos dar esperança de ver bons resultados, não somente em indivíduos indo para o céu, mas em Cristo, que é Senhor, tornando-se Senhor de fato em nossa cultura: para nos dar, mesmo neste mundo condenado, algo de verdade e beleza" (Francis Schaeffer).

Portal IPB: Os dias escolhidos pela IP Viçosa é a data oficial em que todos realizam ou é uma data escolhida por vocês?
Pedro Paulo: A igreja local tem plena autonomia para escolher a data da campanha em sua cidade.

Portal IPB: Você acredita que os próprios adolescentes, quando conscientes, podem colaborar na prevenção e proteção de crianças, tendo esse papel social?
Pedro Paulo: A campanha tem a proposta de orientar as próprias crianças e adolescentes para que eles sejam os protagonistas do evento. São eles que fazem o convite aos adultos, para começar a conscientização e mudança de hábito, além de ser uma forma de prevenção deles próprios contra os maus tratos.

Portal IPB: Como é feito o treinamento? Em que consiste as oficinas?
Pedro Paulo: Antes de acontecer a “campanha de vacinação” propriamente dita, os adolescentes participaram de 3 oficinas para estudarem sobre maus tratos e bons tratos numa dimensão tanto familiar quanto social. A oficina também os levar a refletir que todos são passíveis de praticar bons e maus tratos, e a única forma de combater o mal é promovendo o bem.

Portal IPB: A iniciativa é de algum movimento cristão?
Pedro Paulo: A campanha de vacinação contra os maus tratos de crianças e adolescentes foi idealizada pela Juventude para Cristo  do Uruguai. Esta oficina fez parte das atividades da Campanha Latino-americana pelos Bons Tratos da Criança, organizada pelo Movimento Cristão Juntos Por La Niñez. No Brasil, ela é liderada pela Rede Mãos Dadas.

Portal IPB: Como líderes de crianças e adolescentes de igrejas presbiterianas podem realizar o treinamento e colocar em prática a vacina contra a violência?
Pedro Paulo: A campanha é coordenada no Brasil pela Rede Mãos Dadas, uma rede de organizações sociais evangélicas com atuação no Brasil e preocupadas com a dignidade da criança e do adolescente em situação de risco.
Está destinada a inspirar, motivar e capacitar pessoas envolvidas no trabalho cristão com essas crianças e adolescentes e contribuir para a mobilização de igrejas e comunidades para esse trabalho.
Para ter acesso ao treinamento e materiais para a promoção da campanha você pode visitar o site da revista Mãos Dadas e ver as instruções sobre a campanha dos bons tratos http://maosdadas.org/rede/bons-tratos.

Portal IPB: Quais os outros projetos da Rebusca e de que forma o leitor pode colaborar?
Pedro Paulo: A Rebusca é uma instituição filantrópica que trabalha há 30 anos com crianças e adolescentes de baixa renda , e suas famílias, em Viçosa – MG, levando-os a caminharem com segurança em direção a autonomia e cidadania, através de seus programas: Centro Educacional Rebusca, Centro Estudantil, Mais Que Vencedores (MQV) e Programa Integração Mãe Criança (PIMC). A melhor forma de se envolver com a Rebusca é apadrinhando as crianças atendidas, com o custo de R$1,00 por dia. Para conhecer melhor a Rebusca você pode visitar o site: http://www.rebusca.org.br.

Para ver as fotos da campanha de vacinação, acesse o Flickr da UPA-IPV.

Comentários

Postagens mais visitadas