O “abecê” da ABS



Uma turminha para quem não tem tempo ruim. Essa é a primeira imagem que vem à minha mente quando penso nos estudantes da Aliança Bíblica Secundarista, nossa querida ABS! E essa imagem vem sendo formada desde a época em que era estudante na ABU. Infelizmente, não cheguei a fazer parte da ABS, mas convivi com vários “abeessenses” no grupo local, em CR's e CF's.

E a criatividade corajosa na hora de desempenhar a “missão” de cada dia, nas escolas, é outra marca dessa turma.

Nos últimos três ou quatro anos temos vivido um novo ciclo na ABS, com o surgimento e fortalecimento de novos núcleos pelo país afora, em praticamente todas as regiões da ABUB. Prova disso é que a “cadeira” da ABS na Diretoria Nacional vem sendo ocupada com “autoridade” nos últimos mandatos, como expressão do crescimento das bases.

Claro que os desafios continuam enormes, mas temos sonhado e lutado para trazer novas perspectivas e melhor estrutura para a missão entre os estudantes do ensino médio.

Num momento como esse, acredito ser sempre relevante nos debruçarmos uma vez mais sobre os nossos marcos essenciais, os nossos fundamentos, o “feijão-com-arroz”, o tal “abecê” da nossa caminhada como movimento missionário estudantil.

Continuamos acreditando firmemente que os estudantes do ensino médio são também nossos missionários por excelência. Estudantes que são chamados e capacitados por Deus para a evangelização, o discipulado e o serviço nas escolas, institutos e “cursinhos” de todo o país, segundo a visão de um Evangelho integral.

E a ABS é uma aliança, o que aponta para um esforço missionário conjunto acima de qualquer barreira, seja ela social, cultural, de gênero ou denominacional. Estudantes que se juntam em torno de Jesus Cristo para segui-lo e convidar outros a fazer o mesmo. Somos um movimento interdenominacional. Como afirma o documento “Pedras Vivas”: nossa identidade está em Cristo, que nos une como família e como povo.

A ABS também é bíblica, o que aponta para o nosso compromisso basilar com a Escrituras, a Palavra de Deus, que deve ser estudada com seriedade, aplicada de maneira relevante em todas as áreas da vida, obedecida com gratidão e compartilhada com alegria. Não por acaso buscamos oferecer um lugar central e privilegiado para o estudo da Bíblia em nossos encontros de formação, possibilitando devoção pessoal e reflexão teológica profunda.       

Por fim, a ABS é secundarista, apontando para um campo de missão particular e igualmente estratégico. Embora o antigo “2º grau” tenha dado lugar ao atual “ensino médio”, o “espaço-oportunidade” de vivência e expressão do Reino de Deus continua tendo o mesmo endereço.

A ABS não deve ser vista simplesmente como uma “pré-ABU”, como se fosse apenas um “estágio preparatório” para o ingresso no movimento cristão entre universitários. Claro que isso acaba acontecendo e é um privilégio para a ABUB colher esses frutos. Mas a ABS possui também seu próprio chamado, e quem irá cumpri-lo serão os estudantes do ensino médio, aqui e agora!

Em 2012 pretendemos celebrar os 40 anos de organização da ABS! Precisamos fazer muita festa e agradecer a Deus por isso. Mas também queremos aproveitar esse momento para refletir sobre os próximos passos e buscar a direção de Deus.
Vamos juntos?

Reinaldo Percinoto Junior
Secretário Geral da ABUB

Retirado do site da ABUB

Comentários

Postagens mais visitadas