O apocalipse e o nada


Pessoal, segue um texto complementar da aula da escola dominical dia 11/04/2010.

Bráulia Ribeiro, revista Ultimato - março-abril 2010

“Deus me mostrou com a tragédia no Haiti que não sou nada. Nossa vida não é nada.”

“A Bíblia diz que isto aconteceria no final dos tempos. Desastres vão ocorrer, pessoas vão morrer aos montes, o mundo se destruirá.”

Ouvi essas frases repetidas vezes nos últimos dias. Infelizmente, elas não geram fé, e sim um desanimo niilista que domina sutilmente nossa cultura cristã.

.....

Incomodo-me quando escuto cristãos falando isto: “Não somos nada – chegamos a essa conclusão depois da tragédia.” Como assim não somos nada? Aquelas centenas de milhares de pessoas enterradas lá não são nada? Zilda Arns não é nada? Aquela esposa encontrada viva depois de seis dias debaixo dos escombros pelo marido incansável não é nada? Sua vida não tem importância, assim como a minha? Se tenho tais pensamentos, eles vieram da minha cosmovisão humanista e aleijada – e não da Bíblia. A Bíblia nos revela um Deus que sofre por uma vida humana, por mais insignificante que nos pareça.

Somos aquele a quem ele ama. Somos aqueles feitos por ele individualmente, cada um de nós predestinados para o bem, para a vida. Cada vida debaixo dos escombros tem um valor especifico e transcendente e, por isso, será insubstituível. Deus conhece a todos.

....

Deus não tem dubiedade de intenção. Seu caráter é de luz, sem treva nenhuma. Quando ele nos alerta sobre o que há de vir, não o faz num ímpeto sádico de nos oprimir com a tragédia inexorável, mas como o pai que alerta seu filho do perigo, que o ensina a superar os problemas e as adversidades da vida, que prevê o mal para que se escolha bem. A profecia nos instrui.

....

Haverá guerras e desastres naturais e o pecado vai aumentar; portanto, tenho que agir. Tenho que salgar para que o amor não se esfrie. ... vou me preparar, farei cursos de primeiros socorros, criarei um fundo de ajuda emergencial, mobilizarei uma equipe especial para responder aos desastres, reconstruirei casas, restabelecerei a esperança nos corações que sofram tantas perdas, falarei do amor daquele que nos ama, e não nos considera um nada.

....

Porque eu estou aqui e, enquanto tiver vida, posso mudar as coisas ao meu redor.


E você ---- vai mudar as coisas ao seu redor?

Jan

Comentários

Postagens mais visitadas