Andar na Luz


Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado
I João 1:5-7
A palavra luz no Novo Testamento normalmente se refere a Jesus, ou em alguns casos aos seus discípulos. O evangelho narrado por Mateus (4:16), Lucas (2:32) e João (1:4-5) faz questão de apresentar Jesus como a Luz que veio ao mundo, a Luz que se opõe e triunfa sobre as trevas. Num segundo momento, os mesmos livros relatam que Jesus chamou e comissionou os seus discípulos como “luz do mundo”, uma luz que não deve se intimidar diante das trevas, mas ao contrário, deve se opor a ela e servir como um sinalizador do reino de Deus as pessoas. Verificar Mateus 5:14-16. 

Outra curiosidade é que o apóstolo João nos diz no evangelho e na sua primeira epístola que aquele que pratica a verdade, ou guarda os ensinos de Jesus, se aproxima da Luz (do próprio Deus). Isso significa que a verdadeira vida cristã está intimamente relacionada há uma vida de consagração e obediência, e que por fim, o cristão que levar a sério essa caminhada glorificará a Deus. 

Posso concluir então que andar na Luz me leva a Deus, orienta a minha vida, sinaliza o reino de Deus ao meu vizinho e glorifica a Deus. Mas não posso me esquecer que a luz que a Bíblia se refere é o próprio Jesus e não um conceito abstrato e vazio de bem.

Perguntas para refletir
Quando o texto bíblico que você leu fala sobre trevas, o que você entende com isso? Que trevas são essas?

Qual a diferença entre o cristão que luta contra o pecado que pratica e aquele que é mentiroso?

Jesus é comparado a um advogado. Por quê?

A Bíblia diz que existe uma luta dentro dos cristãos, uma tensão entre o alvo de uma vida de santidade e o pecado que nos importuna. Qual a importância que você tem dado a esse conflito?

Coerência é algo muito importante para a vida. As pessoas que não dão muito importância para ela acabam caindo em duas armadilhas, elas tornam-se hipócritas ou indiferentes. Imagine um cristão nessa tocaia. Será que ele ainda pode se considerar um cristão? Existe alguma forma de sair desta situação?

Por Pedro Paulo Valente. Devocional do primeiro dia do acampamento da IPV 2011 - Seguindo a Verdade em Amor.

Publicado Originalmente no Blog do Pedro

Comentários

Postagens mais visitadas