Quem é Urias

Quem é Davi todos sabem: pastor de ovelhas, poeta e músico, rei bondoso, amigo de Deus... Mas quem é Urias? Até no relato bíblico que se refere a ele, em 2 Samuel 11, a história tem o título Davi e Batseba. Além disso, é uma história em que Urias só entra na segunda cena.
Quem é Urias? Talvez alguns saibam sobre ele e respondam que é o marido de Batseba ou o soldado de Davi que, em ambos os casos, fora traído.
Tudo conspira contra Urias neste episódio bíblico: é soldado em uma guerra ferrenha, está longe de casa e da esposa por vários dias (seria um jovem recém-casado?), recebe um convite estranho e inusitado do rei ocioso, é tentado vergonhosamente pelo rei a experimentar daquilo que, mesmo legítimo, não lhe parece o certo naquele momento e, por último, como se não bastasse, é enviado de volta à batalha, mas desta vez para fazer parte da primeira linha. E desta vez, será deixado sozinho para morrer.
Quem é Urias? Um homem agraciado por Deus em seu caráter. Um homem firme em sua missão, em sua consciência de pertencer ao povo escolhido, em seus princípios...
Quem é Urias? Um homem que foi morto por ser obediente ao seu chamado, a sua missão e aos seus princípios.
Quem é Urias? Um servo sem importância histórica, que se tornou uma das grandes referências bíblicas para nós, crentes do século 21.

Por Jony de Almeia
Publicado originalmente no boletim da Igreja Presbiteriana de Viçosa

Comentários

Postagens mais visitadas