Brasileiros buscam sustentabilidade com palavras, mas não com atitudes

Um ótimo texto sobre o comportamento do brasileiro frente aos desafios da sustentabilidade.

Brasileiros buscam sustentabilidade com palavras, mas não com atitudes



Sem respeito ao próximo, jogar lixo pela janela é um ato frequente de muitos motoristas. (Imagem: Elisa Elsie / Tribuna do Norte)



A pesquisa “Sustentabilidade Aqui e Agora”, encomendada pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Walmart Brasil, foi divulgada na última quinta-feira (25). O resultado mostrou que os brasileiros se preocupam com as questões ambientais, porém não estão dispostos a pagar mais por produtos feitos seguindo padrões sustentáveis.

A empresa Synovate, responsável pela pesquisa, entrevistou 1100 pessoas, em 11 capitais brasileiras: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Entre os entrevistados, 59% se mostraram preocupados com o meio ambiente e disseram que ele deve ter prioridade em relação ao crescimento econômico. Um dos intuitos principais da pesquisa era descobrir se campanhas de conscientização, como a ação governamental “Saco é um Saco”, chegam aos cidadãos comuns e geram o efeito e a reação esperados.

Em relação ao uso das sacolas plásticas o estudo mostrou que 60% da população se mostra favorável à proibição dos utensílios. Porém, 21% dos entrevistados disseram não saber como seriam descartados os lixos domésticos sem as tradicionais sacolinhas.

A limpeza pública foi apontada como o principal problema local, por 40% da população. Os entrevistados também destinaram aos órgãos públicos a responsabilidade por solucionar os problemas relacionados ao meio ambiente e 82% das pessoas estão dispostas a participar de algum abaixo-assinado para resolver essas questões, porém não querem atuar diretamente na busca por soluções.

Outro dado bastante importante da pesquisa é o fato de que os brasileiros atribuem à próxima geração a função de atuar em prol do meio ambiente. Dessa forma é isentada a participação da geração atual na busca por esse objetivo, o que mostra uma possível omissão ou falta de vontade para realizar grandes mudanças.

Os brasileiros estão preocupados em melhorar, não somente o meio ambiente, mas também a saúde e a qualidade de vida. No entanto, o que a pesquisa revela é que não há uma disposição muito grande em alcançar essas mudanças, seja por darem trabalho ou por terem altos custos. Ou seja, ainda existe uma distância grande entre a intenção e o gesto.

Fonte: Ciclovivo

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