Três quartos dos crentes se converteram enquanto criança, adolescente ou jovem

Você sabia que a maioria dos evangélicos no Brasil se decidiram por Cristo na adolescência?

No total, as conversões de crianças, adolescentes e jovens representaram 77,10% do total de respondentes da Enquete Frutificar(1) e número bem semelhante no Experimento(2) (77,37%). Portanto, a conversão dos mais jovens representa mais de três quartos de todas as conversões identificadas.

Na Enquete Frutificar(1), dos convertidos com 24 anos ou menos, 24,68% dos respondentes declarou haver se convertido de 4 a 10 anos de idade, 42,28% de 11 a 17 anos e 33,04% entre 18 e 24 anos de idade. Com a última faixa virtualmente empatada com o Experimento(2) (33,91%), houve uma discrepância nas duas primeiras faixas. No Experimento(2) as conversões de 4 a 10 foram um terço menores 16,96% e as de 11 a 17 foram quase 20% maiores 49,12%. Mesmo considerando o número mais conservador da Enquete(1), as conversões entre os adolescentes foi dois terços maior do que entre as crianças, e quase um terço maior do que entre os jovens. Nas duas pesquisas os adolescentes são a faixa de maior conversão e, no Experimento Conversão(2), considerando apenas os adolescentes de 11-17, nos três primeiros anos se converteu 30,95% da faixa, contra 40,81% nos três últimos anos. Portanto, os adolescentes com mais idade se converteram mais do que os mais jovens.

As informações acima fazem parte da proposta SUPER20(3) da AMME Evangelizar. A Proposta SUPER20(3) é uma iniciativa da AMME Evangelizar para ajudar a Igreja Brasileira a entender como acontece o seu crescimento. A pesquisa demonstrou que a Igreja que existe hoje foi formada por jovens, crianças e principalmente adolescentes. De cada quatro crentes entrevistados, três se converteram entre 4 e 24 anos de idade. No caso dos adolescentes, eles mesmos foram uma das principais forças evangelizadoras, trazendo os amigos a Cristo. É triste ver que a liderança se concentra sobretudo nos adultos que representam um quarto das conversões e deixam os mais jovens cuidarem de si mesmos. Se a igreja quiser continuar crescendo nos próximos anos, precisa pastorear melhor suas crianças, adolescentes e jovens e envolvê-los na evangelização. Precisa também querer ganhar pessoas nessa faixa de idade e zelar por eles para que entem na idade adulta já como crentes maduros e participativos.

(1) Enquete Frutificar - Pesquisa realizada entre 2007 e 2008 com 5.209 participantes das conferências Frutificar; (2) Experimento Conversão – Pesquisa qualitativa realizada em setembro de 2009 para aprofundar a hipótese formulada na proposta; (3)SUPER20 – A propósta é um exercício dinâmico e está em constante aprofundamento, gerando novos recursos para aperfeiçoar a evangelização.

Comentários

Postagens mais visitadas