A REALIDADE DO CÉU E DO INFERNO


O que Deus tem haver com o sofrimento? E com o mal?

Deus é o criador todo poderoso e ao mesmo tempo relacional. Ele é soberano e a Ele devemos devoção. Deus nos fez seres moralmente responsáveis, a sua imagem e semelhança, e colocou a eternidade em nossos corações. Ele se importa com o sofrimento e o mal, isto o ofende e não faz parte de sua criação original. Deus intervém, pois é pessoal e muito se interessa pela Sua criação. Ele há de julgar-nos pelos nossos atos e o estado ao qual a criação foi submetida. O juízo é inevitável, logo há céu e inferno.

A resposta faz parte da cosmovisão cristã. No livro de Eclesiastes (3:11,16-17), o rei Salomão fala sobre 4 realidades, são elas:

1) Deus que tudo criou, continua interessado pela sua criação e continua a intervir na História. Ele não está distante!
2) Deus colocou no coração do homem o anseio pela eternidade. O homem foi criado para a vida e não para a morte. Deus é Deus de vivos e não de mortos. A tudo que foi criado, Deus achou bom, perfeito, eterno.
3) Houve uma corrupção daquilo que foi criado, o pecado perverteu a criação. O que é bom foi contaminado pelo pecado e o mal passou a fazer parte da realidade da criação, conseqüentemente o sofrimento.
4) Deus não deixou impunes os pecados dos homens. O Justo Juiz há de julgar o homem pelos seus feitos e retribuí-lo pelas suas obras. Todos irão enfrentar o Juiz.

O que a Bíblia diz sobre o inferno?

O inferno é uma realidade eterna, na qual os seus moradores serão privados totalmente do favor divino. A graça de Deus será de uma vez por todas retirada sobre estes e entregues estarão a si mesmos (completamente livres de Deus), ao diabo e seus anjos caídos. Este será um lugar de sofrimento e perturbação, com dores no corpo e na alma, sujeitos a dores de consciência, a angustia, ao desespero, ao choro e ao ranger de dentes (Mt 18:8, 23:33, 25:46). No inferno não haverá qualquer forma de prazer!

O que a Bíblia diz sobre o céu?

Jesus declara que os salvos irão desfrutar de uma nova realidade eterna, o homem finalmente alcançará o propósito de sua existência. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. A inimizade do homem com Deus, consigo mesmo, com o próximo e a natureza, será de uma vez por toda desfeita. A maldade não terá mais lugar entre nós (Ap 21:1-5).

O céu não é um lugar monótono. É um lugar no qual o mal e o sofrimento não têm penetração. Um lugar de vida abundante, onde há prazer pleno, no qual seremos saciados e não mais escravos desta busca. Lugar onde reina a justiça e o bem. Lá contemplaremos o Senhor e o conheceremos como Ele é.

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” ( I Co 2:9)

Reflexão

“No fim das coisas só existem dois tipos de pessoas: as que dizem a Deus: “Seja feita a tua vontade”, e aquelas a quem Deus diz: “A sua vontade seja feita”. Todos os que estão no inferno escolheram estar
Citação de C. S. Lewis


Por Pedro Paulo Valente
Parte da mensagem da última reunião da UPA (20/03/2010)
Quem desejar a mensagem inteira é só pedir. Queremos abrir espaço para discutir as dúvidas ou impressões sobre o assunto em questão.

Comentários

  1. Muuuito boa a palavra, de verdade! Eh muito bom saber que Deus nao eh indiferente ao sofrimento e que o ceu eh simplesmente estar com Ele eternamente :D hehe

    abracos

    ResponderExcluir
  2. É ótimo saber que é importante pra Deus o nosso relacionamento com Deus.Nós nos sentimos amados por ele!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas