Entrevista com Pedro Paulo e Liz
















Internautas da UPA, vamos abrir este espaço para uma entrevista interativa.

Você faz às perguntas! Tudo o que você gostaria de saber sobre o novo obreiro da UPA, Pedro Paulo, e sua esposa Liz Valente.

Você deixa as perguntas no comentário desta postagem e responderemos no mesmo local.

Está valendo... :)

Comentários

  1. Lis & Pedro: Qual foi a melhor experiência que voces tiveram com Deus? (Arthur)

    ResponderExcluir
  2. Arthur, em out/2009 Pedro foi convidado pra ser preletor do acampamento da UMP da IPV. O retiro aconteceu bem na nossa última de semana de férias que havíamos tirado justamente pra repensar o que fazer das nossas vidas. Durante uma das manhãs, lendo a Bíblia, Deus falou muito forte no coração do Pedro: “Não tenha medo das coisas que você está com medo”. Parece uma frase enigmática, mas pra ele que tinha um medo muito específico, foi uma palavra certeira. Daí ele me chamou, e contou o que Deus havia falado em seu coração e na hora eu entendi também. Não era pra gente ter medo de aceitar o convite tão desafiador se ele fosse feito. Ora, pra nossa alegria e surpresa cinco dias depois recebemos uma ligação do Pr. Jony dizendo “queremos que vocês venham”. Já sabíamos o que responder. (Liz)

    ResponderExcluir
  3. Liz e Pedro, quando a IPV chamou vocês pra voltarem pra Viçosa pra assumirem os adolecentes como vocês tiveram tanta certeza de que era mesmo a vontade de Deus que vocês viessem? as vezes é tão difícil saber a vontade de Deus...
    (Clara) :D

    ResponderExcluir
  4. Clara, realmente não é fácil saber a vontade de Deus. Acho que uma das dificuldades em conhecer a vontade de Deus é porque temos muita pressa, ainda mais na era da internet, na qual a comunicação é tão rápida. Para você ter uma idéia, nós começamos a orar em junho de 2009 para entender melhor nossa vocação e depois de alguns meses começamos a orar por oportunidades de exercê-la. Todo esse processo que passamos para chegar a Viçosa demorou 7 meses, e durante esse tempo hesitamos várias vezes em reconhecer a vontade Deus, mas com o tempo nossas vontades foram sendo conformadas à vontade de Deus.
    A resposta anterior da Liz a pergunta do Arthur também ajuda a responder sua pergunta. (Pedro Paulo)

    ResponderExcluir
  5. Coisa feia Clara, nem leu os posts de cima! xD

    (Davi)

    ResponderExcluir
  6. Como fazer pra que a nossa vontade não se sobreponha a vontade de Deus?Como entender e ter certeza do que é a vontade de Deus?Deus é sempre específico como foi com voces?

    ResponderExcluir
  7. bão?? =]
    Liz... pode me passar aquela aula dos sinais que você viu no youtube?? *-*
    beijinhoos

    (Biah)

    ResponderExcluir
  8. e vocês tão contentes de terem voltado pra cá ou tá muito difícil de acostumar? (Júlia)

    ResponderExcluir
  9. Biah,

    é apenas um audio sem vídeo, retirado do site:
    http://www.usabilidoido.com.br

    link para o audio:
    http://multimidia.usabilidoido.com.br/podcasts/o_que_e_semiotica.mp3

    abraçs, Liz..

    ResponderExcluir
  10. Querido Anônimo, manifeste-se!!
    Acredito que na grande maioria das situações podemos ter absoluta certeza do que é a vontade de Deus simplesmente olhando para o conteúdo da Bíblia e conhecendo as orientações ali presentes. Nesta grande maioria de vezes é necessário obedecer estes ensinamentos acima da nossa vontade natural, e na maior parte desses casos envolve uma decisão moral/responsabilidade humana. A dificuldade de discernir qual é a vontade de Deus surge quando temos diante de nós mais de uma opção que parece ser boa. Por exemplo, estudar nesta ou naquela escola? Ser médico ou professor? Ter 2 ou 3 filhos? Ir morar em Viçosa ou permanecer em São Paulo? Veja que todas as variações de escolhas parecem boas, pois nenhuma possui implicação moral. Neste caso, o interessante é avaliar as possibilidades e confrontá-las com nossas aptidões, interesses e vocação, fazer bom uso da oportunidade de escolha que Deus nos dá. (Liz e Pedro Paulo)

    ResponderExcluir
  11. Liz e Pedro, vocês já tinham antes vontade de "trabalhar" com adolescentes? Estão gostando da experiência? (Mariana Veríssimo)

    ResponderExcluir
  12. Vocês acham que tá sendo trabalhoso lidar com os adolescentes? Tem sido um aprendizado? (Mariana Veríssimo)

    ResponderExcluir
  13. Júlia, nós estamos muito contentes. É muito bom morar num lugar que você se identifica com a comunidade e desfruta de bons relacionamentos. Porém não é fácil se adaptar, ainda estamos nos ajustando ao novo ritmo de vida que Viçosa nos proporciona, com suas MUITAS possibilidades e MUITAS privações. Também sentimos falta dos amigos que ficaram em São Paulo. (Pedro Paulo e Liz)

    ResponderExcluir
  14. Mariana, apesar de ser a primeira vez que eu me dedico tempo integral no trabalho com adolescentes, eu e a Liz já trabalhos anteriormente com adolescentes. Quando eu era estudante em Viçosa, de 1999 a 2003, eu ajudava a Rosely (na época era a obreira da UPA) com grupos de discipulado, acampamentos, aulas na escola dominical e até mesmo nas reuniões da UPA. Em Campinas eu também trabalhei com adolescentes e jovens por quase 3 anos. Já a Liz tinha um grupo de estudo da confissão de fé de Westminster com adolescentes, aqui na IPV. Gostamos muito do desafio, é muito bom fazer parte da história de vocês. (Pedro Paulo)

    ResponderExcluir
  15. Peço perdão adiantado pelo que vou perguntar à vocês. Como foi que vcs, como casal, chegaram a conclusão de que essa foi a vontade de Deus? Hou ve tentativas de terminar? Houve influência positiva, ou negativa, do meio? Foi mais difícil para quem concretizar esse relacionamento de homem e mulher? O que vcs fizeram antes de se encontrarem, quero dizer, o que vcs faziam antes do namoro para que preparassem vcs para o namoro, posteriormente o noivado e casamento?
    P.S: Mais uma vez, peço desculpas pela curiosidade exarcebada, mas forças maiores me forçaram a tal comportamento meio estranho e indevido

    ResponderExcluir
  16. Essa pergunta está com cara de MUTANTE, vamos lá..
    A gente chegou a conclusão de que era vontade de Deus sermos um casal conversando, convivendo, vendo que simplesmente dava certo! Havia (e há ainda) sonhos em comum, as personalidades batiam, uma mesma fé, e muito interesse um pelo outro. Nunca brigamos durante o namoro e nem teve tentativas de terminar. No começo, foi o Pedro que se interessou por mim, mas na minha cabeça feminina, que categoriza os homens, eu já o via como “um cara bom pra casar”, embora eu mesma não pensasse muito em casar com ele, até que... Bom isso você não perguntou! O fato é que antes de namorar éramos amigos, não muito próximos, mas fazíamos muitas coisas juntos na UPA (ele já estava na UMP, mas ajudava na UPA e eu era da turma mais velha do tipo põe que as mãos na massa..)! té (Liz)

    ResponderExcluir
  17. Olá dois... E como vocês estão no desafio da "mão no arado" e da convivência saudável entre os jovens mais jovens? E ainda, firmados em vosso bom caráter, como vocês poderiam manifestar a gratidão de serem instrumentos nas mãos de Deus "que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós"? Quem pergunta é aquele cuja realidade é a síntese do possível e do necessário. Saudade do cês... Big bjo! (SP).

    ResponderExcluir
  18. Jorge,
    Uma pergunta dessas só poderia vir mesmo de você.. :)

    Ainda não sabemos como estamos “no desafio de por as mãos no arado”, talvez os adolescentes possam responder isso.. sei que temos aprendido a realmente amar cada um e isso nos motiva, no temor de Deus, a dar de nós pra eles. Podemos manifestar a nossa gratidão de ser instrumentos simplesmente sendo.. sendo, vivendo, permanecendo. Acho que a maior gratidão ao Senhor é expressa no dia a dia, quando simplesmente caminhamos com Ele na certeza da sua presença.(Liz)

    ResponderExcluir
  19. Maris 1!! (Liz) Querida vocês são demais, são únicos! Trabalhoso sempre é... hehe... mas isso não quer dizer que é penoso ou chato! Pra ser bem sincera acredito que no dia que a gente não achar trabalhoso é porque ficamos mais preguiçosos ou menos atentos às necessidades do grupo... um aprendizado? Ah! Isso com toda a certeza!

    Mariana, o trabalho tem sido uma novidade muito gostosa e enriquecedora, nos sentimos bastante motivados para o serviço de servi-los. (Pedro Paulo)

    ResponderExcluir
  20. Imagino que a parte mais difícil para vocês é não poder ver o rostinho da Anita toda sexta-feira a noite, depois de duas horas de trânsito paulista ou uma hora de metrô absurdamente lotado!
    hahaha... Ai que saudade de vocês... Bom demais ler essas perguntas e mais ainda as respostas.
    Aí vai a minha: Como surgem os projetos de estudo bíblico com essa moçada? Eles pedem, vc´s sugerem...? bjão pros dois!

    ResponderExcluir
  21. Cibele, realmente a Anita faz muita falta! Consolamo-nos na expectativa dela vir estudar em Viçosa com 15 anos, para fazer o Coluni... hehehe.
    No início do ano foi feita uma diretriz de trabalho para 2010, que tem como função orientar as atividades e não perder o foco. Portanto, na maioria das vezes eu sugiro os estudos bíblicos para a escola dominical, discipulado e reunião da UPA. Entretanto anteriormente foi realizada uma avaliação pelos adolescentes sobre assuntos de interesse, o que ajudou a entender a necessidade da comunidade. Além dos adolescentes, tanto os professores de escola dominical quanto os pais (representados por um conselho) foram consultados e têm influência direta nas decisões. (Pedro Paulo)

    ResponderExcluir
  22. Ei dois, que saudades de vcs !!! Estamos pensando em comprar o passe de vcs definitivamente para morar aqui em São Paulo... Será que os adolecentes de Viçosa vão se importar ? rss... abração Molina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas