O significado da prática devocional

Por James Andrew

Certamente a devocional está relacionada à devoção. É um tempo reservado, dedicado ao aprendizado e a conversa com o Senhor. É um tempo sagrado.

Quando Jesus nos chama, o chamado é para deixarmos tudo e o seguirmos. Pede-nos uma devoção completa. Vemos isso tanto no modo como Jesus tratou seus discípulos (ver Lucas 14:25-27) como também na história do povo de Israel com o Senhor. Deus quer de nós uma devoção completa a Ele. Que não sejamos divididos entre dois senhores (ver Mateus 6:24), entre dois deuses (ver Êxodo 20:3). 

O momento devocional nos ajuda em tudo isso. Lembramo-nos durante a devocional quem realmente somos, lembramo-nos de quem é Deus (seus atributos e divindade), de nossa Salvação, e do poder do Espírito. É também um momento de nos trazer a memória o caminho da vida cristã, bem como o seu propósito. A devocional é também um momento de intimidade com Deus, no qual adoramos, agradecemos e pedimos socorro ao nosso Senhor. A devocional é um tempo consagrado ao Eterno.

Devemos lembrar que nossa vida inteira deve ser vivida em consagração, uma vida separada, dedicada, a Cristo: "Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai." Colossenses 3:17. Não somente faremos em nome de Jesus, mas para "por meio dEle [dar] graças a Deus Pai. Os momentos de devoção são importantes para lembrarmos dessa verdade, para consagrar e entregar nossa vida integralmente a Cristo, cada pedaço dela: a escola, o trabalho, a família, os amigos, a igreja, as confusões, as tristezas e inclusive as decepções/fracassos.

Texto bíblico
“Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.” Deuteronômio 6:4-5

“Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? "
Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.” Marcos 12:28-30

“Louvem o SENHOR, todas as suas criaturas, em todo lugar onde ele reina! Que todo o meu ser te louve, ó SENHOR!” Salmo 103:22


Texto utilizado no momento A Sós com Deus na UPA 24 horas (23/02/2013). 

Comentários

Postagens mais visitadas