Devocional do acamps UPA 2012 #2


Segunda – 21/05/2012 – Orando e agindo
 Cachoeirinha

Para ler e pensar
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus... venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu... (Mt 6:9-10)
A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. (Rm 8:19)

Não é interessante que Jesus nos ensina a orar a Deus buscando o reino Dele, que a vontade de Deus se faça na terra? A oração não é para que Deus seja lembrando entre nós, nem para que ele recupere uma autoridade supostamente perdida, pelo contrário, a oração é para que todos aqueles que se rebelaram contra o senhorio de nosso Deus deponham as suas armas, rendam-se diante de Deus e se submetam a Ele. E o ensino de Jesus é claro, busquem a vontade de Deus, busquem do próprio Deus conhecer a Sua vontade. E qual seria a vontade de Deus senão a redenção e restauração de toda a sua criação?

O ensino de Jesus encontra eco no texto de Romanos mencionado, uma vez que o sofrimento da criação se deve ao pecado humano, nada mais natural que ela viva na expectativa na redenção do próprio ser humano, para que também participe da sua glória. É interessante como o destino do homem criado está ligado com o destino da criação, porém uma conclusão óbvia da missão do homem de governar a terra à imagem de Deus, o representante legal de Deus. Mas por conta do pecado, a capacidade do homem de exercer esse governo está completamente comprometida e destinada ao fracasso. Por isso Jesus nos ensina a orar para que a vontade de Deus se faça na terra, por isso a criação geme e espera que os filhos de Deus se manifestem.

Ouvir e orar
O que a palavra de Deus falou ao seu coração?

Perguntas para pensar e depois discutir em grupo
O que você entende pela expressão do Pai Nosso – “faça-se a tua vontade assim na terra como no céu”?

Você sente segurança em orar a Deus para que a vontade dele seja feita e não a sua?

A imagem que Paulo utiliza para descrever a situação da criação é de uma grávida que estás prestes a dar a luz. Quem é esse filho que ela aguarda? Comente a relação do sofrimento com a expectativa e a alegria da criança por nascer.

Embora o texto de Paulo e a oração de Jesus falem do futuro, qual responsabilidade cabe a nós agora?

Oração: olhe ao seu redor e louve a Deus pela beleza da Criação. Peça a Deus que a vontade dEle seja feita na terra assim como ocorre nos céus, ore pela manifestação do Seu reino entre nós. Comprometa-se com Jesus em promover os valores do reino de Deus aqui na terra, em cumprir a missão que lhe foi dada. 

Comentários

Postagens mais visitadas