Viçosa viçosa



Viçosa com “v” maiúsculo é substantivo e viçosa com “v” minúsculo é adjetivo. Muitos nativos de Viçosa e muitos forasteiros que moram em Viçosa gostariam de colocar o adjetivo ao lado do substantivo. Então, para alegria de todos, teríamos uma Viçosa viçosa! Por que não?

Além da UFV, da Univiçosa e da ESUV, que formam profissionais capazes (é o que se espera) que se espalham por esse país afora e também, acidentalmente, pelo exterior, e da escola de missões do CEM (Centro Evangélico de Missões), que forma missionários capazes (é o que se espera) que se espalham por vários países da África, Ásia, Europa e América e também, acidentalmente, pela terra natal, algumas empresas bem sucedidas (é o que se espera) estão alcançando todo ou quase todo território nacional (é o caso do CPT, da Pif Paf, da Microvet, da Haskell, da Clorofitum, da Agroplan, das escolas de ensino médio, do Cerealista Pereira, da Editora UFV, da Editora Ultimato, do premiado doce de leite Viçosa e de outras). Porém, isso não é tudo.

Na qualidade de forasteiro que vive em Viçosa há mais de 40 anos e que na cidade criou a família, angariou amigos e realiza a parte que lhe toca na história de Viçosa, ainda tenho, apesar da idade, muitos sonhos para esta cidade. Quero contribuir de algum modo para que Viçosa seja viçosa, não apenas na educação, no mundo empresarial, na assistência médica, na área social e em outras, mas também no que diz respeito à questão religiosa, melhor dizendo, no relacionamento dos seus cidadãos com a pessoa de Deus.

Os nossos profissionais de saúde, engenheiros, arquitetos, advogados, professores, pedreiros e serventes de pedreiros — cada grupo ou cada indivíduo deve ter sonhos comunitários (é o que se espera). Por que um pastor não os teria também?

Não faço segredo. Todos os dias, a sós ou com a esposa, peço insistentemente a Deus que derrame a sua graça especial, profusa e misericordiosamente, sobre esta cidade e região. Chama-se de especial o favor imerecido da parte de Deus que produz séria mudança no ser humano. Peço a graça que cura a incredulidade, o secularismo, a apatia religiosa, o formalismo religioso, a hipocrisia religiosa, a vaidade, a ganância (ou o consumismo), a corrupção. A graça que penetra na alma de modo estranho, muitas vezes sem avisar e sem pedir licença. A graça também chamada de irresistível, pois aquele que ela alcança não sabe dizer não e começa, “não por força, nem por violência”, a buscar a Deus na leitura da Bíblia e na oração. Naturalmente não estou sozinho nesses sonhos e orações.

A minha esperança é a mesma do profeta Isaías: “Chegará o dia em que o povo de Israel [no meu caso, o povo de Viçosa], como uma árvore viçosa, criará raízes, brotará, e florescerá, e dará frutos que encherão o mundo inteiro” (Isaías 27:6)

Por Elben M. Lenz César
Fonte: Tribuna Livre (Jornal de Viçosa/MG)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas