Por uma UPA que persevera

DSC_0653

O livro de Atos dos Apóstolos fala sobre o início da Igreja, como os apóstolos e discípulos reagiram após a ascensão aos céus de Jesus e a vinda do Espírito Santo. Logo no início da Igreja, após a pregação de Pedro para uma multidão na festa de Pentecostes (uma festa dos judeus), realizada em Jerusalém, 3000 (isso mesmo, 3 mil) pessoas foram convencidas de que Jesus era o Messias que as Escrituras anunciavam. Essa galera virou seguidora de Jesus, assim como os demais discípulos.

A Igreja que era composta inicialmente por um pouco mais de 3 mil crentes em Jesus, foi descrita pela primeira vez da seguinte forma:
“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.”

Essa descrição de como os discípulos viviam nos leva a refletir sobre os atributos desejáveis/importantes para a Igreja. Através do texto podemos pensar sobre o que Deus deseja para a nossa comunidade, e por que não para a UPA também?

Vejamos algumas coisas para sonharmos juntos com o nosso grupo de adolescentes esse ano:
1)    Perseverar na doutrina dos apóstolos é algo essencial e inegociável para se viver bem (uma vida cristã saudável). A doutrina dos apóstolos refere-se tanto ao cânon do Antigo Testamento quanto do Novo Testamento, ou seja, a Bíblia que há quase 2000 anos permanece atravessando todos os momentos da história como a revelação de Deus para a humanidade, a voz de Deus, inspirada, infalível e inerrante. Isso significa que ser verdadeiramente cristão é relacionar-se com a Bíblia diariamente, e deixar que ela oriente a nossa forma de olhar para o mundo (cosmovisão).

Na primeira reunião da diretoria da UPA esse ano, a galera falou sobre a importância de um animar o outro a ler a Bíblia, que não seja prática de apenas alguns adolescentes, mas da turma toda. Já imaginou o que pode acontecer conosco se todos se comprometerem em ler as Escrituras diariamente?

2)    Perseverar na comunhão é outra coisa que fortalece a nossa identidade sobre quem somos e para onde estamos caminhando. A comunhão também está relacionada à qualidade da nossa vida, fazer amizades e caminhar junto com a turma que tem valores e uma missão em comum – a vocação de ser santo e luz no mundo.

Hoje a sociedade fala muito em combater os preconceitos, respeitar o próximo, mas o cristianismo já falava disso muito antes, a mais de dois mil anos o Evangelho insiste que tanto homem quanto mulher, tanto preto quanto branco, tanto rico quanto pobre, tanto erudito quanto analfabeto, tanto brasileiro quanto judeu, todos são iguais diante de Deus. O cristianismo devolve ao homem a dignidade que lhe foi roubada pelo pecado, e estimula a acolher e amar todo aquele que está ao nosso redor, seja ele simpático ou não a nós, haja empatia ou apatia, somos convocados a caminhar juntos e nunca sozinhos ou nos nossos guetos.

A UPA é um espaço para isso, para acolher, servir e amar. Os novos grupos de discipulado será uma oportunidade para isso, um ambiente para ser corajoso e colocar em prática tudo o que Jesus ensinou. Nós só temos a ganhar com isso, a enxergar a beleza e o carinho naquele que estava longe e se aproximou.

3)    Perseverar nas orações é dizer que confiamos em Deus, mesmo quando não vemos àquilo que esperamos. A confiança é algo que a gente desenvolve na comunhão com o próprio Deus. E esse é um dos grandes presentes que Jesus conquistou para nós, livre acesso ao Criador. Hoje não precisamos mais de sacerdotes e templos para se aproximar de Deus, podemos corajosamente nos dirigir a Ele por meio da obra de Jesus, por meio da qual nos assegura perdão e intercessão gratuita.

Porém isso não significa que não precisamos de mais ninguém, nem da igreja, e muito menos que Deus é o gênio da lâmpada que concede a todos os nossos caprichos. Atenção! Inveja amarga e ambição egoísta não têm nada haver com a fé cristã e precisamos limpar o nosso coração desses desejos ruins.

A oração é um instrumento poderoso para se arrepender, ser moldado por Deus e depositar diante dEle todas as nossas carências de recursos para se viver bem, sejam elas espirituais, emocionais, físicas, materiais, e assim por diante. Que a UPA seja um espaço para encorajamento e aprendizado dessa disciplina espiritual.

Perseverar nos ensinos da Bíblia, na comunhão da galera da UPA (irmãos) e nas orações, com certeza irá fazer da UPA um lugar especial, um lugar de alegria, no qual encontramos paz com Deus e com o colega ao lado, aonde exercitamos a misericórdia com aqueles que sofrem e padecem necessidade e também local de louvor a Deus porque Ele é bom.

Por fim galera, uma UPA perseverante na fé cristã, com toda certeza irá cair na graça e simpatia daqueles que estão de fora, seja a turma da Rebusca, da casa de acolhimento, do colégio, de Dores do Turvo, de Nova Friburgo e aonde mais o Senhor nos levar. E por que não, ainda iremos receber novatos na fé, novos amigos de caminhada, todos aqueles que o Senhor acrescentará na UPA.

Obreiro dos adolescentes da UPA IPV

Comentários

Postagens mais visitadas