Para Deus nós somos o perfume de Cristo

Devocional realizado na UPA 24 Horas
Sábado – 27/08/11

Faça uma leitura cuidadosa e calma do texto bíblico abaixo:
“Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque para Deus somos o aroma (perfume) de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. Para estes somos cheiro de morte; para aqueles fragrância de vida. Mas, quem está capacitado para tanto? Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus.”
2 Coríntios 2:14-17
Para ler e pensar
A fé cristã não está desconectada do nosso cotidiano, ela é tão relevante para nos trazer esperança quanto para vivermos bem no presente, nos acontecimentos ordinários da vida. Deus não está apenas interessado em trazer salvação para nós num futuro distante, mas hoje mesmo, no presente, Ele está comprometido em trazer redenção para a nossa vida, àquilo que Jesus chama de ‘vida abundante’ (João 10:10), ou seja, viver com qualidade, com valor e significado eterno.

O apóstolo Paulo compreendeu isso tão bem, que de forma poética se autodenomina um perfume de Cristo, a exalar por todo lugar que passa, com quem convive, aonde trabalha, em qualquer ambiente, a preciosa fragrância do conhecimento de Jesus. Sendo mais claro, Paulo percebeu que a fé que possuía em Jesus orientava a sua vida, e a obediência associada ao sentimento de pertencimento a algo maior, o reino de Deus, não apenas trazia a Ele perdão e dignidade, mas também a honra de viver e promover os valores desse Reino.

O modelo que Deus escolheu para se revelar e trazer redenção, passa diretamente pelo relacionamento entre os homens. O conteúdo do Evangelho (a vida, morte e ressurreição de Jesus) é tão poderoso e transformador, que qualquer pessoa que genuinamente se submeter ao governo de Deus irá automaticamente transformar-se em um perfume de Jesus (testemunha de Jesus). E essa é a incumbência destinada a nós cristãos, que através de uma vida simples e piedosa, cada um comunique os valores do reino de Deus, para que os outros vendo glorifiquem a Deus (Mateus 5:16).

Imagem
A Conversão de São Paulo (1601) - Caravaggio
Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote, pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém.
Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue? "Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor? " Ele respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você persegue.” (Atos 9:1-5)
Ouvir e orar
O que a palavra de Deus falou ao seu coração?

Perguntas para discutir em grupo

  • Procure lembrar-se da história de Paulo. Quem ele era e como ele passou a ser um ‘perfume de Cristo’?
  • Você acha ser possível alguém ser verdadeiramente cristão sem se tornar ‘perfume de Cristo’?
  • Alguns filmes de super-herói mostram a importância da virtude, dos valores na vida deste personagem. Não que eles sejam pessoas perfeitas, mas existe um embate entre o que eles sabem ser o certo a fazer e aquilo que não é correto, mas eles desejam. Como podemos relacionar esse drama com a vida cristã?
  • A Bíblia diz que existe uma luta dentro dos cristãos, uma tensão entre o alvo de uma vida de santidade e o pecado que nos importuna. Qual a importância que você tem dado a esse conflito?
  • Coerência é algo muito importante para a vida. As pessoas que não dão muito importância para ela acabam caindo em duas armadilhas, elas tornam-se hipócritas ou indiferentes. Imagine um cristão nessa tocaia. Será que ele ainda pode se considerar um cristão? Existe alguma forma de sair desta situação?

Autor: Pedro Paulo Valente
Blog do Pedro - Reflexões sobre a vida crsitã

Comentários

Postagens mais visitadas