Realengo - Da Dor à Esperança

De forma devastadora ficamos sabendo da tragédia que se abateu sobre Realengo, (bairro onde fui criado no RJ), sobre o Brasil e sobre o mundo.

Uma escola municipal,(semelhante a que estudei quando lá fui criança), teve parte de seu alunos massacrados e os restante da comunidade escolar marcada para sempre pelo trauma dessa barbárie.

Não há como não chorar vendo ou ouvindo as notícias, crianças de 9 a 14 anos foram fria e impiedosamente mortas e algumas, talvez fiquem paraplégicas. Escrevo com lágrimas estas linhas.

Mais uma vez o Brasil imita outras nações em algo trágico, um louco serial killer, com uma história de uma personalidade mau resolvida, onde o mau encontrou terreno fértil para plantar raízes fortes e o diabo se fez de inspirador, uma personalidade adoecida com traços de alguma influencia de uma religiosidade distorcida,que absorvia nos lixos da internet seus temas de loucura e de pecado.

Crianças inocentes atingidas no lugar de sonhos, onde pensavam ser e construir um futuro brilhante, ali suas vidas foram ceifadas. Uma tragédia na plena expressão da palavra. Não a primeira e certamente e infelizmente não a última.

Em abril de 1999 nos EUA no país chamado de maior potencia mundial,uma outra escola, onde crianças semelhantes às nossas estudavam e sonhavam, alguns loucos como Welington, destruíram futuros e sonhos. Columbine também teve um dia marcada pela tragédia.

O que Realengo tem a ver com Columbine? Que conexão fazer? Algumas já são bem claras e de certo modo já citadas neste texto.

A conexão maior que quero lembrar nesta triste hora é que em meio à toda inominável dor e tristeza, um veio de esperança brotou em Columbine após a tragédia, oro para que Deus faça algo extraordinário em Realengo,como o fez em Columbine.

Em meio àquelas trevas de morte, a luz não foi extinta em Columbine, a luz não será extinta em Realengo.

Jesus nos disse que neste mundo pecaminoso as tragédias seriam uma possibilidade real em nossa trajetória passageira aqui, mas ele mesmo prometeu nunca nos abandonar em meio a elas. Ele se manifestou em Columbine, Ele há de se manifestar em Realengo e já tem se manifestado, pois, enquanto um foi o diabólico e louco assassino, muitos foram heróis nos auxílios e no resgate das vitimas, enquanto um foi o algoz, muitos choram a dor das perdas, enquanto um louco deu vazão a sua loucura e pecado atroz e auto destrutivo, muitos continuam a luta da vida enfrentando-a de frente com todas as suas vicissitudes e auto limitações. Isso também é graça de Deus manifesta em um mundo de pecados e pecadores.

Que a morte dessas crianças não seja em vão, que frutos dessa tragédia histórica sejam colhidos na forma de mudanças, reflexões, atitudes, decisões, atos, leis, cuidados, comportamentos, quebrantamentos, clamores, etc.

Que a memória delas não se apague jamais, que os sonhos delas sejam realizados por outras crianças, que em homenagem às vitimas de Realengo continuem a viver e serem felizes apesar de tudo e todos.

Que a mão misteriosa, graciosa e soberana de Deus se mantenha estendida sobre toda esta tragédia e seus sofredores, todos nós.

Que o consolo e o agir sobrenatural de Deus sejam manifestos e que em meio a este deserto de dor, flores ainda sejam colhidas, mesmo regadas com nossas lágrimas por Realengo.

Pr. Ednilson Correia de Abreu
Pastor da PIB em João Neiva –ES

Comentários

Postagens mais visitadas