quarta-feira, 18 de junho de 2014

O QUE O FUTEBOL PODE NOS ENSINAR SOBRE A VIDA?



 
Por Jean Francesco
Não é verdade que a nossa vida funciona quase o tempo todo nas "quatro linhas"? Corremos muito e às vezes tiramos pedaços do gramado. Descuidamos de estratégias básicas do jogo e levamos goleadas dos adversários. No entanto, em muitos momentos a bola é cruzada, matamos ela no peito e jogamos a bola para dentro das redes. As metáforas de um jogo de futebol parecem muito com as realidades diárias da vida. Compartilho com vocês algumas coisas que o futebol está me ensinando para jogar a partida da vida.
1. RAÇA NA DEFESA.
Com certeza você já ouviu falar de jogadores que jogam com “raça”. Geralmente são aqueles que “dão o sangue” do início ao fim de uma partida de futebol. São zagueiros que rasgam tudo e não deixam o atacante invadir a grande ou pequena área. Na vida precisamos aprender a ser zagueiros "raçudos" o tempo todo. Proteger o nosso próprio gol, pois contingências e circunstâncias contrárias tentam nos vencer e nos jogar para escanteio. E no meio de tudo isso, Deus, o nosso Técnico por excelência, nos dá estratégias para fecharmos o gol.
É preciso muita raça para ser gente. É preciso vestir a camisa e marcar com firmeza nossos adversários. Jogue duro contra os seus erros. Cabeceie seus medos para longe da pequena área. Dê um carinho preciso naquilo que te impede de avançar. Viver bem só é possível quando ao levarmos pancadas aprendermos a continuar de pé. Quem não está preparado para apanhar da vida, não pode jogar o jogo até o fim.
2. ENTROSAMENTO NO MEIO DE CAMPO.
A bola precisa sair da zaga e chegar até o meio de campo. Um bom time de futebol precisa ter um bom domínio de bola no meio de campo. O passe, a comunicação entre os jogadores e a criatividade para chegar até o gol depende disso. E para ter um bom meio de campo é necessário um time bem entrosado. Esse é o segredo dos times grandes. O nosso Técnico, além de zagueiros, procura jogadores bem entrosados no meio de campo.
Na vida a gente nunca joga o jogo sozinho. Tentar ser um "Neymar" na realidade é como jogar 11x1 (onze contra um). Precisamos de pessoas que nos ajudem a chegar até o gol. Precisamos reconhecer que no jogo real não somos tão habilidosos assim. Caímos bastante, nosso fôlego vai embora, o placar às vezes não ajuda. Contudo, Deus sempre escala jogadores-amigos que nos oferecem amor, cuidado, suor, risos e lágrimas. Precisamos de pessoas. Precisamos de um time para jogar. Se temos um Técnico precisamos nos entrosar com o seu time. Quem na vida tenta jogar sozinho deixa o gol vazio e leva goleada.
3. BOLA NA REDE.
Depois de entrosados no meio de campo o gol fica cada vez mais próximo. Não existe jogo de futebol sem que haja vontade de golear o adversário. A alvo de uma partida de futebol é levar a bola até a rede. Da mesma forma, não faz sentido viver a realidade sem alvos, propósitos e sonhos. Quem não tem alvos na vida não sabe o que fazer com a bola, por isso, se perde no meio de campo e consequentemente perde o jogo. Nosso alvo nesta vida é fazer valer a pena o jogo que o nosso Técnico nos deu para jogar. Ele é o dono da bola, o dono dos jogadores, e dono da vida.
Há 2 mil anos atrás ele fez um craque entrar em nosso jogo e transformou as nossas vidas para sempre. Antes da sua escalação, todos nós estávamos perdidos e sem saber o que fazer com a bola, mas ele, Jesus, entrou no estádio, pegou a bola, driblou os inimigos, entrou na pequena área e fez um golaço em nossa história. Jesus nos venceu de braços abertos pelo seu amor na cruz. Por isso, o nosso desafio na vida é levar o craque que marcou o gol em nosso jogo para a vida de outras pessoas. Nós precisamos levar essa vitória para que outras vidas sejam alcançadas e goleadas pela graça de Jesus Cristo.
O futebol é realmente fantástico, mas zaga, meio de campo e ataque não é tudo no jogo. No final das contas, descobri que na vida o nosso Técnico orienta que o nosso maior inimigo somos nós mesmos. Somos especialistas em fazer gols contra o nosso próprio time. Não adianta treinar duro para jogar uma partida sem propósito, sem um Técnico. Sem ele o nosso jogo da vida será apenas um treino. Minha vida não terá sentido, nem a sua. Deus já tem os seus convocados e o jogo já começou. De que lado do campo você está? #Vida #Jogo #Futebol

Por Jean Francesco
Conheça mais reflexões do pastor Jean através do seu Blog @jeanfrancesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário