Parábola do grão de mostarda



Devocional III
Domingo – 25/05/2014
Acampamento da UPA 2014 - Senta que lá vem a história




Texto base: Marcos 4:30-32
 “Jesus continuou: — Com o que podemos comparar o Reino de Deus? Que parábola podemos usar para isso? Ele é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas.”
Ouvir e orar
O que a palavra de Deus falou ao seu coração?


Para ler e pensar
Para obter-se um grama de semente de mostarda, são necessárias algumas centenas desta semente. Uma vez plantada, ao alcançar sua plenitude, esta hortaliça pode atingir até 3 metros de altura. Jesus utiliza-se desta imagem cotidiana para ilustrar o desenvolvimento do reino de Deus.
O contraste entre o tamanho da semente e o tamanho da planta, faz-se relação com a pregação do evangelho, mostra o progresso do evangelho, que para um início tímido em relação à quantidade de adeptos teve um fim grandioso. Estipula-se que 2 bilhões de pessoas no mundo se denominam cristãs.
Jesus utiliza-se desta parábola para mostrar como as boas novas do reino de Deus haveria de alcançar todo o mundo, o que de fato aconteceu e poucos lugares/culturas ainda não ouviram está maravilhosa notícia de redenção.
Além de ouvir a boa notícia, muitas pessoas, de diferentes culturas e épocas, têm encontrado abrigo neste reino de paz, justiça e amor. Assim como os passarinhos fazem ninhos no seu ramo, da mesma forma o pecador arrependido encontra vida em abundância no reino de Deus, através da obra redentora de Jesus Cristo no espaço, no tempo e na história.
Mas a parábola fala também da obra de Deus em nossa vida, o progresso da vida cristã. Um pequeno começo no coração do homem, que a luz da revelação de Cristo, arrepende-se dos seus pecados e submete-se ao governo de Jesus, e que gradativamente influência todo o seu ser/caráter, ao ponto de fazer deste outrora perdido pecador, cada vez mais parecido com seu Mestre.
Agora, além de abrigo, este homem regenerado desenvolve uma função neste reino de Deus. Como os ramos desta hortaliça, o cidadão do Reino tem a função de servir de abrigo aos passarinhos. Outrora separado de Deus, agora este cristão recebe o título de embaixador de Cristo, com a missão de reconciliar o mundo a Deus através da pregação do Evangelho. Ver II Coríntios 5:17-21.

Perguntas para pensar e depois discutir em grupo
Deus não tem grandes expectativas quanto a sua vida, mas tem grandes planos para ela. Você acha essa frase falsa, verdadeira ou sem sentido? Explique melhor.


A parábola nos lembra dos começos humildes, que não devemos desprezá-los. Que compromisso você está assumindo com Jesus nesse acampamento e pretende levar a sério daqui pra frente?


Como você poderia ser um instrumento para expressar o reino de Deus às pessoas ao seu redor?



Por Pedro Paulo Valente
Blog do Pedro


Comentários

Postagens mais visitadas