Parábola da pérola preciosa



Devocional I
Sexta – 23/05/2014
Acampamento da UPA 2014 - Senta que lá vem a história





Texto base: Mateus 13:45-46
 “O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola.”
Ouvir e orar
O que a palavra de Deus falou ao seu coração?


Para ler e pensar
Como um comerciante ávido por encontrar a pérola mais preciosa, tal qual, Jesus compara o cristão, ou melhor, o cidadão do reino de Deus. É àquele que de alguma forma tem contato com o Evangelho, e não o despreza, mas antes identifica o seu valor.
Esse homem sábio compreende que a mensagem do Evangelho confronta a sua pecaminosidade, traz luz as trevas que o rodeia, e o justifica. Não ignora o seu estado, mas o perdoa. Restaura sua dignidade, como criatura redimida.
Em certo sentido, a descoberta do comerciante traz fim à sua busca, significado à sua existência. O mesmo pode-se relacionar ao homem convertido à Cristo, ele encontra paz de espírito e plenitude de vida, a sua existência volta a ter significado completo, pois agora ele vive reconciliado com Deus.
A pérola nos lembra do valor inestimável do reino de Deus e a necessidade de sacrificar tudo o que for preciso para entrar nele, uma vez que a grandeza do seu valor excede todo o resto que conhecemos.
Podemos concluir que a vida no reino de Deus nos leva a compreensão de que morremos para os padrões deste mundo, pois encontramos em Cristo uma nova realidade de vida, muito superior. Como disse o apóstolo Paulo: Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gálatas 2:20).
Perguntas para pensar e depois discutir em grupo
O que você entende por reino de Deus?



Para você, qual seria a relação do reino de Deus com a sua vida? Por exemplo, nas suas decisões do dia a dia.



Você acha esse comerciante da parábola muito radical? Ele vendeu tudo pra comprar outra pérola, será que Jesus exige tanta exclusividade de nossa parte?


Por Pedro Paulo Valente
Blog do Pedro

Comentários

Postagens mais visitadas