ONG PIEDOSA OU IGREJA DE JESUS?




Essa semana, o mundo voltou os olhos para Roma.
O alerta vem do Papa eleito, Francisco I, na sua primeira homilia: "Sem Jesus Cristo a igreja se transforma numa ONG piedosa". Quanta verdade e sabedoria nestas palavras! Certa vez, em resposta a uma pergunta de Jesus aos seus discípulos, "vocês também querem ir embora?", Pedro argumentou: "Para onde iremos nós, só Tu tens as palavras de vida eterna!" Para onde tenho ido? Para onde a Igreja Evangélica tem ido? Nos últimos 30 anos tenho visto, a partir da minha própria vida, a igreja escolher caminhos distantes do Caminho. Temos escolhido o caminho da organização e não do "Organismo"; do planejamento estratégico ao invés da dependência e da oração; do luxo ao invés da simplicidade; do receber mais do que distribuir; do aplicar no mercado financeiro ao investir na vida de pessoas. Conheço muitas ONGs piedosas, cheias de boas intenções e que prestam excelentes serviços à sociedade. A Igreja de Jesus é muito maior que isso. A Igreja de Jesus tem que ter as marcas de Jesus. E quais são estas marcas? Estilo de vida simples, senso de missão encarnado e compromisso absoluto com a vontade do Pai.
As palavras de Francisco I e as sua primeiras atitudes, marcadas sobretudo pela simplicidade, foram abençoadoras e serviram de exemplo para a minha própria vida. Quero uma Igreja que o fazer o bem seja apenas mais uma consequência da vivência do Emanoel na minha vida e na vida daqueles que congregam comigo. Quero uma Igreja que se pareça com a Igreja Original. Foi pensando nisso que busquei a leitura e reflexão de Atos 2: 42 a 47.

" E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar". 

A Igreja Original era, antes de mais nada, uma Igreja equilibrada, que possuía as marcas de Jesus, e que mantinha o seu equilíbrio e a sua espiritualidade fundamentada em SEIS PILARES:

*Primeiro Pilar: Equilíbrio entre SABER x REALIZAR
Uma espiritualidade que persevera na sã doutrina e manifesta grande poder. "... e perseveravam na doutrina dos apóstolos ... e muitos sinais e prodígios eram feitos...". Vale a pena lembrar que há uma guerra no meio da igreja. Precisamos de oração e ação.

*Segundo Pilar: Equilíbrio entre TEMPLO x CASAS
Uma espiritualidade que valoriza o culto comunitário e desenvolve grande comunhão de casa em casa. "... perseveravam unânimes no templo e partiam o pão de casa em casa ..."
As reuniões, aqui, na igreja, são importantes, mas precisamos nos reunir nas casas, fazer visitas... estarmos juntos!

*Terceiro Pilar: Equilíbrio entre ORAÇÃO x CRESCIMENTO
Uma espiritualidade que revela total dependência e que, por isso mesmo, alcança grandes resultados. "... e perseveravam ... nas orações ... enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos ...  Interessante: há vários modelos de crescimentos de igrejas. Outro dia, ouvi falar de um cara que era consultor para crescimento de igrejas!...Eu tenho dificuldade comisso, pois olho para a Bíblia e vejo que o Senhor vai "acrescentando os que iam sendo salvos"...Claro que temos a missão de evangelizar, mas não podemos trocar isso por um "planejamento estratégico", como se fosse um negócio.

*Quarto Pilar: Equilíbrio entre SINGELEZA x SATISFAÇÃO
Uma espiritualidade que descobre o valor das coisas simples e experimenta grande alegria. "... e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração ... Jesus adotou um estilo de vida simples. Uma das marcas da igreja deve ser a simplicidade.

*Quinto Pilar: Equilíbrio  entre DAR x RECEBER
Uma espiritualidade que abre mão do ter, que valoriza o ser e vive feliz com o necessário. " ... todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade ... "

*Sexto Pilar: Equilíbrio entre COMUNHÃO x  MISSÃO
Uma espiritualidade que ama os de dentro e tem grande simpatia dos de fora. "... e perseveravam ... na comunhão ... e contavam com a simpatia de todo o povo " ... 

Esses Pilares apontam para Cristo, seu exemplo de vida consagrada ao Pai. ONGs piedosas fazem bem a muita gente. A Igreja de Cristo é a continuação do Emanoel Encarnado. É Deus vivendo em nós para louvor da sua glória. A Igreja de Cristo é o próprio BEM (diferente da ONG que faz o bem) e por isso mesmo, aonde chega, leva paz, amor, consolo, esperança, fé, ânimo e força.  

Quando falo ou critico a Igreja Evangélica, estou falando de mim mesmo, de minhas mazelas, pecados e falta de compromisso com  Jesus e com a missão que Ele deu a Igreja. Uma certeza tenho: a Igreja do Senhor é muitíssimo maior do que qualquer denominação. O "Vento do Espírito" continua soprando ...e Deus falou através do Papa ... Quem tem ouvidos, ouça o que Deus está falando... Uma igreja de JESUS tem que ter as marcas de JESUS: ONG piedosa ou Igreja de Jesus? Pense nisso!
Jesus abençoe vocês! ".

Por Pr. Marcelo Guaberto,   CPC,  17/03/2013.
 

Comentários

Postagens mais visitadas