Justa Indignação



O amor de Deus, segundo a visão bíblica, nunca o leva a ações tolas, impulsivas ou imorais como muitas vezes faz o amor humano. Assim também a ira de Deus, segundo a Bíblia, nunca é algo caprichoso, autoindulgente, impaciente ou ignóbil como tão frequente é a ira humana. Ao invés disto, a ira de Deus é uma reação correta e necessária frente ao mal moral. Deus só fica irado quando a ira é necessária. Até entre nós humanos, a indignação justa existe, embora talvez seja raro encontrar. Já a indignação de Deus é sempre justa.

Um Deus que tivesse tanto prazer tanto no mal como no bem seria um Deus bom? Um Deus que não reagisse contra o mal neste mundo seria moralmente perfeito? Com certeza, não. Mas é precisamente esta reação contra o mal, que é parte necessária de perfeição moral, que a Bíblia tem em vista quando fala da ira de Deus. Nós podemos confiar na ira de Deus do mesmo modo que podemos confiar no seu amor.

Por J. I. Packer
Retirado do devocionário O conhecimento de Deus ao longo do ano, publicado pela Editora Ultimato.

“Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.” Miquéias 7:18-19

Comentários

Postagens mais visitadas