A Trindade fora d'A Cabana

Em linguagem muito simples, Mark Driskoll pastor da Mars Hill Church, pastor reformado e membro do The Gospel Coalition (organização internacional que agrega os principais pastores reformados, tendo em vista a afirmação do evangelho como ele é), fala sobre a trindade em uma crítica ao livro "A Cabana".

Observe, como em sua explicação ele destaca algo que João Calvino chamaria de "ordem hipostática" ou "ordem econômica", que apesar do Pai, o Filho e o Espírito Santo serem UM quando a natureza e a divindade -- afinal a doutrina trinitária é monoteísta -- há distinção de papéis e funções entre as pessoas da trindade, inclusive "hipostaticamente", há um tipo de "hierarquia" nestas funções. Não obstante, não há qualquer "hierarquia" quanto a natureza divina, o que seria um erro teológico antigo. Infelizmente, muitas pessoas se colocam contra a trindade (como eu fazia) por não compreenderem estes detalhes, outros até creem na trindade, mas não a compreendem. Está aí uma forma simples e didática que não explica a doutrina de forma completa, mas toca em pontos que nem sempre ficam claros para quem os estuda.

Por Igor Miguel
Publicado Originalmente em Pensar

Comentários

  1. Do texto não entendi uma coisa. O autor quis dizer que Calvin, diz que há uma certa hierarquia, "divisão de papéis", ou o autor quis dizer que Mark Driskoll diz haver uma hierarquia? Apesar de acreditar que Mark Driskoll não disse isso... :/

    Clareie minha mente! :3

    (Ah! E não deu pra ver o filme por causa da internet que não o carrega :/ )

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas