Participe da campanha para coleta do lixo eletrônico em Viçosa


A população em geral não sabe qual a melhor forma de descartar o lixo eletrônico, acabam utilizando o lixo comum, ou jogando em terrenos baldios e locais de preservação ambiental. O descarte inadequado do lixo causa prejuízos para população e meio ambiente, pois possuem uma composição de metais pesados e altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Este tipo de lixo contamina o solo e as águas subterrâneas.

Muitos desses componentes eletrônicos podem ser reciclados. Os minerais presentes neles, por exemplo, são aproveitados e isso diminui a pressão por mineração, uma atividade econômica com potencial para causar grande dano ao meio ambiente.

Sancionada pela Casa Civil da Presidência da República em agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos torna obrigatória a destinação adequada de resíduos eletroeletrônicos no Brasil. A base da Lei diz que devem ser estruturados e implementados sistemas de logística reversa, ou seja, o retorno de produtos após serem utilizados pelo consumidor.

Nessa perspectiva, a Campanha para o recolhimento do lixo eletrônico em Viçosa trata-se de um movimento articulado pela ADEVI - Agência de Desenvolvimento de Viçosa – e diversos parceiros, com o objetivo de mobilizar e incentivar a comunidade a descartar corretamente seu lixo eletrônico, tais como monitores, CPUs, teclados, periféricos e celulares sem uso. Através dessa Campanha os produtos que seriam jogados no lixo, terão a destinação adequada.

O SAAE será responsável pelo transporte de todo o lixo recolhido através de ECOPONTOS instalados estrategicamente na cidade. O material será encaminhado para a Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa.

Será realizada, nos sábados dos dias 17 e 31 de agosto, a divulgação da Campanha e coleta do material na Praça Silviano Brandão, para ampliar a visualização das ações junto à comunidade e contar também com a participação de alunos dos diversos segmentos de ensino, entidades sociais, e representantes dos setores público e privado de Viçosa e região.

Esta Campanha possibilitará ao cidadão e às empresas um descarte correto do lixo eletrônico, conscientizando-os de suas responsabilidades, buscando melhorar a qualidade de vida da população e, principalmente, que ações como essa possa subsidiar um projeto definitivo de descarte de tais materiais para a cidade.

Fonte: Centev
Publicação original: Centev

Comentários

Postagens mais visitadas