Metanoia

Devocional realizada no acampamento, sábado (27/04/2013)
Por Thaís Lee



Texto base: Colossenses 3:1-10 

Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus.  Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória.
Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. Pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem. Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles.
Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente. Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente. 

Para ler e pensar
Existem coisas na nossa vida que gostávamos, que achávamos vantajoso fazer, tínhamos orgulho de ter certas práticas. Mas, por causa da Palavra de Deus, o Espírito Santo de Deus nos guia a toda a verdade nos convencendo do pecado, da justiça e do juízo. Muitas das coisas das quais nos orgulhávamos passamos a ter vergonha delas. O que mudou? Não foi o prazer que essas coisas nos proporcionavam, nem o aspecto delas, mas a forma como entendemos essas práticas, os nossos valores e compreensão da realidade mudaram.

Veja o exemplo: Você é estudante. Está no último bimestre, precisando de nota. Prova de matemática com direito a usar calculadora. Muito espertamente você confecciona uma cola para camuflar todas as fórmulas. Como você conta o fato aos amigos crentes: “Deus te abençoou muito porque a professora podia ter pego a sua calculadora, te dado zero! Mas “Deus” não deixou a professora visse!”. 

Se você pensa assim, esse comportamento indica que você não mudou os valores, continua achando vantajoso enganar, conseguir vantagem por qualquer meio ainda que seja desonesto. Mas mudou a “palavra”, “colar” agora se chama bênção.

Existem ainda outros exemplos, aquele que na igreja é um e em casa e com os amigos é outro. Ainda tem a forma daqueles que mudam a sua vestimenta, o seu vocabulário, mas a sua mente continua suja.

METANÓIA significa mudança / transformação / metamorfose. Para termos uma mudança temos que concordar que há um ANTES e um DEPOIS. Há um presente diferente de um passado. A Bíblia ensina que (Colossenses 1:21-22 – NTLH): 


ANTES, vocês estavam longe de Deus e eram INIMIGOS dele por causa das coisas más que vocês faziam e pensavam.


Mas AGORA, por meio da morte do seu Filho na cruz, Deus fez com que vocês ficassem seus AMIGOS”.

 


Ouvir e orar
O que a palavra de Deus falou ao seu coração?

Perguntas para discutir em grupo
O que você entende por “coisas más que vocês faziam e pensavam”? Você conseguiria resumir isso em uma palavra?

No texto base, verso 5, diz que devemos “matar os desejos deste mundo” que agem em nós e cita alguns exemplos desses desejos. Existem outros. Qual é o seu maior desafio nesta área? O que você precisa mudar?

Como é possível vencer esse desafio?

Oração: reflita se seu comportamento tem refletido a sua fé. Diga para Deus do que você se arrepende. Peça ajuda a Ele para mudar em você o que precisa ser transformado.
 

Comentários

  1. Galera, usei como fonte este site: http://www.mcmpovos.com/blog/metanoia/?p=21

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas